Notícias

Oportunidades de pesquisa colaborativa com o Canadá English version

Oportunidades de pesquisa colaborativa com o Canadá Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada e FAPESP anunciarão em breve duas oportunidades para ampliar a colaboração em ciência e tecnologia (NSERC)

O Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERC) oferecerá em breve oportunidades para pesquisas colaborativas entre cientistas do Canadá e do Estado de São Paulo.

As oportunidades têm apoio da FAPESP, que mantém com o NSERC um acordo de cooperação que visa promover pesquisas colaborativas em ciência, tecnologia e inovação.

A primeira chamada está relacionada aos Strategic Project Grants (SPG) do NSERC e envolve quatro áreas de pesquisa: Ciência e Tecnologias Ambientais; Tecnologias de Informação e de Comunicação; Manufatura; e Recursos Naturais e Energia.

A submissão de propostas deverá ser feita junto ao NSERC. Os pesquisadores do Estado de São Paulo serão apoiados pela FAPESP por meio de Auxílios à Pesquisa Regulares.

Detalhes da chamada serão divulgados em meados de janeiro de 2013, mas informações sobre o SPG estão disponíveis no endereço: www.nserc-crsng.gc.ca/Professors-Professeurs/RPP-PP/SPG-SPS_eng.asp

A segunda oportunidade está ligada ao programa Collaborative Research and Training Experience (CREATE) do NSERC e apoiará atividades de treinamento em pesquisa envolvendo pesquisadores do Estado de São Paulo e do Canadá.

As atividades deverão estimular a gama e a qualidade de programas de treinamento em pesquisa ao possibilitar aos participantes acesso a ideias, recursos e experiências.

Pesquisadores do Estado de São Paulo poderão submeter propostas junto à FAPESP em parceria com pesquisadores canadenses que tenham (ou irão submeter) propostas no âmbito do programa CREATE.

A chamada de propostas será aberta para submissão a partir de 4 de fevereiro, quando serão divulgadas as normas para a participação dos interessados.

Informações sobre o programa CREATE estão disponíveis em: www.nserc-crsng.gc.ca/NSERC-CRSNG/ProgramNewsDetails-NouvellesDesProgrammesDetails_eng.asp?ID=379.
 


Página atualizada em 05/04/2013 - Publicada em 07/01/2013