Notícias

NSERC e FAPESP lançam chamada de propostas English version

NSERC e FAPESP lançam chamada de propostas Objetivo é apoiar o intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de doutorado e de pós-doutorado entre o Estado de São Paulo e o Canadá, em diversas áreas do conhecimento (FAPESP)

A FAPESP e o Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERC) anunciam chamada para selecionar e apoiar propostas que envolvam o intercâmbio de pesquisadores ou de bolsistas de doutorado ou de pós-doutorado.

A chamada de propostas é publicada no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições e também de acordo com as regras do Collaborative Research and Training Experience Program (CREATE) da NSERC.

No Estado de São Paulo, a oportunidade está aberta a pesquisadores de instituições de pesquisa ou de ensino superior, públicas ou privadas, que sejam Coordenadores ou Pesquisadores Principais (quando aplicável) de Auxílios à Pesquisa vigentes apoiados pela FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) com temas relacionados ao projeto a ser proposto.

As linhas temáticas devem seguir a prioridade do programa CREATE neste ano, que são: Ciência e Tecnologias Ambientais; Tecnologias de Informação e Comunicação; Manufatura; e Energia e Recursos Naturais.

Há duas opções de submissão, conforme a situação do pesquisador parceiro canadense em relação ao CREATE. A primeira opção é para CREATE vigente, em que o pesquisador canadense irá realocar recursos do auxílio vigente para a cooperação. As propostas serão recebidas até o dia 1º de maio de 2013.

A outra alternativa é para um novo CREATE a ser submetido pelo pesquisador canadense. Nesse caso é feita a submissão de uma carta de intenções incluindo dados sobre a parceria com o pesquisador de São Paulo. A carta deverá ser submetida ao NSERC até 1º de maio. Para as cartas selecionadas, as propostas completas deverão ser submetidas até 22 de setembro para as duas agências.

As atividades previstas deverão ter início enquanto o pesquisador mantiver o Auxílio FAPESP relacionado à proposta selecionada. A duração máxima de cada projeto é de 48 meses.

A FAPESP concederá até o equivalente a 10 mil dólares canadenses para cobrir despesas de mobilidade e até duas Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE fellowships), nas modalidades doutorado, doutorado direto ou pós-doutorado, por ano de projeto.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/en/7614  
 


Página atualizada em 15/04/2013 - Publicada em 08/04/2013