Notícias

Regras da BEPE sofrem alteração

Regras da BEPE sofrem alteração Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior inclui dois novos documentos obrigatórios para a submissão de propostas

As normas do programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) foram revisadas para exigir dois novos documentos obrigatórios para a submissão de propostas, e também para exigir a apresentação de alguns documentos em inglês.

O programa, voltado para bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado da FAPESP, permite um estágio de pesquisa no exterior, com objetivo de promover substancial contribuição para o projeto de pesquisa que o bolsista desenvolve no Brasil.

A partir de 24 de junho de 2013, os seguintes documentos deverão ser apresentados em inglês:

  • Projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o estágio no exterior;
  • Resumo do projeto de pesquisa principal, referente à bolsa no país;
  • Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto de pesquisa referente à bolsa no país em decorrência do estágio de pesquisa no exterior;
  • Justificativa para a escolha do centro para o estágio de pesquisa, destacando sua singularidade e especificidade;
  • Curriculum Vitae do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior;
  • Relatório Científico do estágio de pesquisa no exterior.

A FAPESP também passará a exigir a apresentação de parecer do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior sobre o mérito científico e exequibilidade do projeto de pesquisa proposto.

Outra alteração é referente à declaração do pesquisador com o qual o candidato realizará o estágio de pesquisa no exterior, manifestando aceite do candidato. Passa a ser obrigatória a manifestação de concordância do pesquisador em emitir parecer circunstanciado sobre o Relatório Científico Final do projeto de pesquisa desenvolvido sob sua supervisão.

Implementado pela FAPESP em setembro de 2011, o programa concedeu 1.267 bolsas até maio de 2013, sendo 661 de Doutorado (e Doutorado Direto), 266 de Mestrado, 248 de Pós-Doutorado e 92 de Iniciação Científica. A taxa de aprovação das solicitações, neste período, foi de 91%.

IMPORTANTE: Como regra de transição, poderão ser aceitas submissões de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior, com os documentos ainda em português, até o dia 17-07-2013.

As regras da modalidade estão disponíveis em: www.fapesp.br/bolsas/bepe.
 


Página atualizada em 05/07/2013 - Publicada em 24/06/2013