Notícias

FAPESP e NWO realizam encontro sobre cooperação científica

FAPESP e NWO realizam encontro sobre cooperação científica Objetivo foi discutir a cooperação entre as duas instituições; ministra da Educação da Holanda participou da reunião

A ministra da Educação, Cultura e Ciência da Holanda, Jet Bussemaker, e representantes da Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) – principal agência holandesa de fomento à pesquisa – participaram de encontro na FAPESP, em 25 de junho, com o presidente da Fundação, Celso Lafer, e o diretor científico Carlos Henrique de Brito Cruz.

O objetivo do encontro foi discutir a cooperação científica em andamento entre as duas instituições e os próximos passos para ampliação do apoio a projetos de pesquisa desenvolvidos entre pesquisadores no Estado de São Paulo e na Holanda. Também participaram da reunião o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, e Jan Karel Koppen, gerente geral da NWO.

A FAPESP e a NWO firmaram em novembro de 2012 um acordo de cooperação científica e tecnológica que prevê apoio a projetos cooperativos entre pesquisadores dos dois países ao longo de cinco anos. Em fevereiro de 2013 foi lançada a primeira Chamada de Propostas, voltada a apoiar projetos de pesquisa em bioeconomia, nos temas melhoria na produção agrícola, agricultura sustentável, biorrefinarias, e conversão de biomassa em biocombustíveis. Os projetos estão em fase de seleção.

Um dos pontos discutidos no encontro foi a ampliação do escopo da cooperação entre a FAPESP e a NWO para temas como gerenciamento de recursos hídricos, políticas para cidades e temas relacionados à Educação, Sociedade e Indústria Criativa. O método de revisão pelos pares, utilizado pela NWO e pela FAPESP para análise e seleção de propostas de pesquisa, também foi abordado durante a reunião.

Segundo Brito Cruz, o Acordo de Cooperação entre a FAPESP e a NWO abre oportunidades para que sejam criadas conexões entre pesquisadores. “Um aspecto importante da estratégia da FAPESP é o apoio a pesquisa em todas as áreas do conhecimento para construção de uma base científica sólida no Estado de São Paulo”, disse. “Por isso, é possível estabelecer com a NWO tópicos em outros temas para as próximas Chamadas previstas no Acordo”.

Celso Lafer, presidente da FAPESP, destacou o apoio da Fundação a pesquisa sobre temas estratégicos. “Exemplos são as pesquisas para produção de bioenergia, inclusive biocombustíveis para aviação, e sobre biodiversidade, em projetos no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP, que produzem conhecimento e subsidiam políticas públicas de conservação ambiental no Estado de São Paulo”, disse.

“A colaboração entre a FAPESP e a NWO é muito importante porque temos muitos temas de interesse comum e porque sabemos que a pesquisa científica atualmente não pode acontecer sem a cooperação internacional”, afirmou a ministra Jet Bussemaker.


Página atualizada em 28/06/2013 - Publicada em 28/06/2013