Notícias

FAPESP e British Council anunciam resultado de chamada English version

FAPESP e British Council anunciam resultado de chamada Foram selecionados sete workshops que reunirão jovens cientistas do Reino Unido e do Estado de São Paulo (British Council)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o British Council anunciaram no dia 25 de setembro, em Londres, durante a FAPESP Week London, o resultado da Chamada de Propostas de Pesquisa lançada pelas duas instituições para apoio à realização de workshops em qualquer área do conhecimento científico ou tecnológico. O objetivo é promover o compartilhamento de competências e o intercâmbio entre pesquisadores do Reino Unido e do Brasil.

O anúncio ocorreu no primeiro dia da FAPESP Week London, simpósio realizado pela FAPESP na Royal Society, em Londres, entre 25 e 27 de setembro, com apoio do British Council, como parte das comemorações do cinquentenário da Fundação. O encontro procura ampliar as possibilidades de promover pesquisa em cooperação entre cientistas brasileiros e europeus.

Os sete projetos aprovados na chamada propõem a realização de workshops em São Paulo com a participação de pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo e do Reino Unido. Cada um dos encontros científicos será coordenado por dois pesquisadores, representando as instituições paulistas e britânicas envolvidas, com foco em áreas específicas ou temas interdisciplinares.

“Lançamos o programa Researcher Links em 18 países e o Brasil foi o que apresentou o maior número de inscrições: 40 instituições brasileiras e britânicas se mobilizaram para apresentar 58 propostas de workshops em apenas um mês”, diz Eric Klug, diretor de parcerias do British Council”.

De acordo com Celso Lafer, presidente da FAPESP, “a intensificação da colaboração internacional para pesquisadores e instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo gera e amplia o conhecimento em todas as áreas em que ele é feito. No mundo contemporâneo, a ciência é uma atividade que depende mais e mais desse esforço, especialmente porque muitos dos fenômenos mais importantes na ciência não ocorrem apenas nacionalmente”.

Os projetos selecionados são: Evidence-based practice in a global context: building sustainable communities of practice; Além do digital: memória coletiva, redes sociais e conflitos globais; Psychiatry meets criminology towards bio social understanding; Trends in future communications: high performance network infrastructure for future internet; Flouride metabolism and public health question of detail; Responsible innovation and the governance of social controversies; Comparative approaches to security sector reform with special focus on the penal systems.

Os coordenadores brasileiros dos workshops aprovados são ligados à Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), ligada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Os coordenadores britânicos têm vínculo com as universidades de Notthingham, Warwick, Cambridge, Bristol Newcastle, College London e Bradford.

Participam dos eventos até 20 pesquisadores de cada país. As sessões serão organizadas de forma a estimular o compartilhamento de competências e o intercâmbio de conhecimento. As sete reuniões científicas ocorrerão entre 10 de fevereiro e 29 de março de 2014 e o apoio aos eventos cobre custos de passagens entre Reino Unido e Brasil, custos locais de viagem em cada país, suporte para organização do evento e pessoal de apoio.

Propostas selecionadas:

Pesquisadores Título do projeto Período do evento Local do evento

Cassia Baldini Soares
Escola de Enfermagem/USP

Heather Wharrad
Nottingham University

Evidence-based practice in a global context: buildin sustainable communities of practice

10-14/02/2014

 

São Paulo

Gilson Schwartz
Escola de Comunicação e Artes/USP

Joanne Garde-Hansen
University Of Warwick

Além do digital: memória coletiva, redes sociais e conflitos globais

19-24/3/2014

 

São Paulo

Guilherme Vanoni Polanczyk
Faculdade de Medicina/USP

Joseph Murray
Cambridge University

Psychiatry meets criminology towards bio social understanding

6-7/3/2014

 

São Paulo

Julio Cesar Rodrigues Fernandes de Oliveira
Fund. CPQD - Centro Pesquisa Desenvolvimento Telecomunicações

Reza Nejabati
Bristol University

Trends in future communications: high performance network infrastructure for future internet

12-13/02/2014

 

Campinas

Marilia Afonso Rabelo Buzalaf
Faculdade de Odontologia de Bauru/USP

Anne Maguire
Newcastle University

Flouride metabolism and public health question of detail

26-29/3/14

 

Bauru

Philip Martin Macnaghten
Instituto de Geociências/Unicamp

Jack Stilgoe
College London University

Responsible innovation and the governance of social controversies

26-28/3/14

 

São Paulo

Renato Sergio de Lima
Fund. Sistema Estadual Análise Dados/SEPSP

Fiona Macaulay
Bradford University

Comparative approaches security sector reform with special focus

13-14/3/14

São Paulo


A chamada de propostas está disponível (em inglês) em:
 www.fapesp.br/en/7855.