Notícias

FAPESP e Microsoft Research lançam nova chamada de propostas English version

FAPESP e Microsoft Research lançam nova chamada de propostas Serão selecionadas aplicações da Ciência da Computação aos desafios de pesquisa básica em áreas relacionadas a mudanças climáticas, meio ambiente e urban computing (Nasa)

A FAPESP e a Microsoft Research lançam a sétima chamada de propostas de pesquisa no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research, mantido pelas instituições.

A chamada está aberta a pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

O objetivo da chamada é explorar aplicações das Ciências da Computação aos desafios da pesquisa básica em áreas relacionadas a desafios em “big data” (grandes bases de dados) no contexto das mudanças climáticas globais, ciências ambientais e computação urbana que aproveitem o poder da nuvem.

Ferramentas e instrumentos de tecnologias de informação e computação podem ser aplicadas além de suas plataformas tradicionais, de modo que se possa investigar assuntos de pesquisa fundamental que tenham potencial de beneficiar a sociedade e a sustentabilidade do planeta.

As propostas apresentadas serão analisadas especificamente quanto ao mérito nos seguintes itens: 1) Objetivos científicos ousados; metodologias e metas sólidas; 2) Foco nos avanços relevantes do conhecimento e da tecnologia, levando em consideração abordagens que permitam lidar com desafios significativos em mudanças climáticas globais, ciências ambientais e urban computing que envolvam grandes bases de dados. Abordagens novas e criativas são fortemente encorajadas.

A chamada de propostas disponibilizará um total de R$ 1,5 milhão para apoiar os projetos selecionados, montante que será dividido igualmente entre FAPESP e Microsoft Research.

As propostas serão recebidas até o dia 20 de novembro de 2013.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/en/8142.
 


Página atualizada em 04/10/2013 - Publicada em 04/10/2013