Notícias

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior

FAPESP anuncia lista tríplice para Conselho Superior A apuração foi acompanhada pelo presidente Celso Lafer e pelo vice-presidente Eduardo Krieger (foto: Leandro Negro)

Marilza Vieira Cunha Rudge, Esper Abrão Cavalheiro e Cláudio Shyinti Kiminami são os três indicados pela eleição destinada à elaboração da lista tríplice para a escolha do novo membro do Conselho Superior da FAPESP. A vaga estará aberta a partir de 3 de dezembro, após o término do mandato de Herman Jacobus Cornelis Voorwald.

A eleição foi realizada de 4 a 8 de novembro pela internet. Imediatamente após o encerramento da votação, a comissão eleitoral realizou a apuração do resultado, na sede da FAPESP, na capital paulista. Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Alejandro Szanto de Toledo.

A lista será encaminhada pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, que a encaminhará ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Rudge teve 445 votos, Cavalheiro teve 241 votos e Kiminami, 195 votos. Foram recebidos 978 votos válidos, 18 em branco e quatro nulos, com participação de 83,4% do colégio eleitoral.

“Cumprimentamos a todos os candidatos e a todos os votantes”, disse Lafer ao final da apuração.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo inscreveram 22 candidatos.

Rudge é professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 1971. Atualmente, é professora titular de Obstetrícia, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, coordenadora do DINTER com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Cavalheiro é professor titular do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da International League Against Epilepsy, do International Bureau of Epilepsy e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Kiminami é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha desde 1990. Pesquisador do CNPq, é também membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Engenharias de Minas e de Metalúrgica e Materiais.

O resultado completo da eleição, com os perfis dos escolhidos e dos demais candidatos, está em http://votar.srv.br/fapesp2013.


Página atualizada em 08/11/2013 - Publicada em 08/11/2013