Notícias

Reitor da Universidade Hebraica de Jerusalém visita a FAPESP

Reitor da Universidade Hebraica de Jerusalém visita a FAPESP Menachem Ben-Sasson e Celso Lafer discutem formas de ampliar colaboração (foto:Fernando Cunha)
O reitor Menachem Ben-Sasson, da Universidade Hebraica de Jerusalém (HUJ, na sigla em inglês), foi recebido em 22 de novembro pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, para discutir formas de ampliar a colaboração entre as duas instituições. A primeira Chamada de Propostas lançada no âmbito do Memorando de Entendimento firmado em 2009 entre as duas instituições selecionou cinco projetos, em dezembro de 2011.
 
Para Ben-Sasson, a colaboração FAPESP-HUJ pode ser aprofundada e o número de projetos dobrado, diante dos bons resultados obtidos nas pesquisas em andamento até 2014. De acordo com o reitor, os cientistas envolvidos nesses estudos, na HUJ, são altamente qualificados e estão entre os mais reconhecidos do mundo em suas áreas de interesse científico.
 
Os projetos selecionados pelo acordo desenvolvem pesquisas em Medicina Veterinária, Astronomia, Medicina, Linguística e Teoria Econômica. As áreas previstas pela HUJ para uma próxima etapa de seleção poderão ser estendidas para estudos sobre o cérebro, cultura latino-americana, agricultura e estudos ambientais e câncer, além de novas iniciativas em Medicina e Economia. Em todas elas, a universidade tem grandes lideranças, segundo Ben-Sasson.
 
O aprofundamento do acordo de cooperação sugerido para o futuro próximo está ligado à atração de uma nova geração de pesquisadores e a permanência na HUJ, por períodos de seis meses, de pesquisadores brasileiros com doutorado recém-concluído. Essa colaboração local, tanto em Israel como no Brasil, poderá contribuir para a criação de grupos de pesquisa precursores da ciência do futuro, disse o reitor da HUJ.
 

Página atualizada em 22/11/2013 - Publicada em 22/11/2013