Notícias

Secretário geral do Human Frontier Science Program visita a FAPESP

Secretário geral do Human Frontier Science Program visita a FAPESP Ernest-Ludwig Winnacker destaca interesse da instituição europeia em apoiar pesquisas em parcerias com o Brasil (foto: Samuel Antenor)

A FAPESP recebeu a visita do professor Ernest-Ludwig Winnacker, diretor geral do International Human Frontier Science Program (HFSP), organização sem fins lucrativos com sede em Estrasburgo (França).

Winnacker foi recebido no dia 22 de novembro por Celso Lafer, presidente da FAPESP, e pelo professor Hernan Chaimovich, coordenador dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) e assessor especial da Diretoria Científica da FAPESP.

A HFSP, que atua no financiamento e apoio a pesquisas em diferentes países, é um programa internacional que financia investigação científica de ponta em sistemas biológicos complexos, da biologia molecular à interação entre organismos.

Foi o primeiro contato oficial da HFSP com a FAPESP, mas a expectativa de Winnacker é de um acordo para o apoio conjunto das instituições a pesquisas realizadas nos países da Europa e em outros membros da HFSP ao redor do mundo. Além da União Europeia, fazem parte da instituição Canadá, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Coreia do Sul e Japão.

Ex-secretário geral do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) e ex-presidente do German Research Foundation (DFG), com quem a FAPESP mantém acordo de cooperação desde 2006, Winnacker está no Brasil para participar do Fórum Mundial de Ciência, de 24 a 27 de novembro no Rio de Janeiro. Segundo ele, sua presença no país também tem o objetivo de aproximar a HFSP de instituições brasileiras de apoio à pesquisa.

“A FAPESP é uma instituição com representatividade muito grande no apoio à ciência brasileira e grande experiência em parcerias internacionais. Por isso, em um futuro próximo, queremos firmar um acordo com a Fundação para incrementar o apoio a bolsistas brasileiros no exterior”, disse.

De acordo com Winnacker, embora o Brasil não seja país membro da instituição, diversos pesquisadores brasileiros foram beneficiados com bolsas concedidas pela HFSP nas últimas duas décadas.

Para Celso Lafer, presidente da FAPESP, a aproximação com a HFSP segue a linha de internacionalização do apoio às pesquisas empreendido pela Fundação.

“Trata-se de um contato inicial, que poderá progredir para uma futura parceria. O professor Winnacker, além de ter reconhecimento internacional em sua área de pesquisa, tem experiência em diversas agências europeias de fomento à pesquisa, e a HFSP tem uma carteira de programas acadêmicos de grande categoria”, disse.

Entre os pesquisadores de diferentes países que receberam apoio da HFSP nas áreas de fisiologia e medicina, alguns foram posteriormente vencedores do prêmio Nobel. Entre eles estão Martin Karplus e Michael Levitt, que contaram com apoio do Human Frontier Science Program às suas pesquisas e, em conjunto com Arieh Warshel, receberam o Nobel de Química em 2013.

 


Página atualizada em 25/11/2013 - Publicada em 25/11/2013