Notícias

Resultado da chamada 2013-2014 da Cátedra Ruth Cardoso

O Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso divulga o resultado da chamada 2013-2014 para seleção de bolsista. O programa apoia a participação de, em cada chamada, um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por até um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York.

O Programa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Entre os objetivos do programa estão destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades.

A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.

Proposta selecionada: 

Pesquisador Título

Marcelo Siqueira Ridenti

Universidade Estadual de Campinas

The cultural Cold War in the internationalization of Brazil artists and intellectuals / Culture and politics, 1960 - 1990 / The dictatorship that changed Brazil

 

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/7907

 

 


Página atualizada em 20/12/2013 - Publicada em 20/12/2013