Notícias

Brito Cruz e Engler são reconduzidos

Brito Cruz e Engler são reconduzidos Governador nomeia diretores científico e administrativo para novos mandatos no Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP

Carlos Henrique de Brito Cruz e Joaquim José de Camargo Engler foram reconduzidos para exercer as funções de, respectivamente, diretor científico e diretor administrativo no Conselho Técnico-Administrativo da Fundação, por um novo período de três anos.

A nomeação foi feita pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 8 de janeiro de 2014. O decreto é fundamentado no parágrafo único do art. 13 da Lei 5.918-60, combinado com o parágrafo único do art. 14 dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Dec. 40.132-62.

Brito Cruz é diretor científico da FAPESP desde 2005. Professor no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, em 1978 e obteve os títulos de Mestre em Ciências (1980) e Doutor em Ciências (1983) no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp.

Foi diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin (1991 a 1994 e 1998 a 2002) e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp (1994 a 1998). Foi reitor da Unicamp de abril de 2002 a abril de 2005 e presidente da FAPESP de 1996 a 2002. É membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000.

Brito Cruz foi pesquisador convidado do Istituto Italo Latino Americano na Universitá degli Studi, em Roma (Itália), visitante residente nos Laboratórios Bell da AT&T, em Holmdel (NJ, EUA), e professor visitante na Université Pierre et Marie Curie, em Paris (França).

Engler ocupa o cargo de diretor administrativo da FAPESP desde 1993. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), é professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da mesma Escola.

Doutor em Agronomia pela Esalq, Master of Science (MS) e Doctor of Philosophy (Ph.D.) em Economia Agrícola pela The Ohio State University, nos Estados Unidos, Engler foi diretor da ESALQ-USP e coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação.

Engler foi coordenador de Administração Geral da USP, coordenador e prefeito do Campus da USP em Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor da USP. Foi professor visitante do Centro de Estudos de Economia Agrária do Instituto Gulbenkian de Ciência de Portugal.
 


Página atualizada em 09/01/2014 - Publicada em 08/01/2014