Notícias

FAPESP e Academy of Finland lançam nova chamada English version

FAPESP e Academy of Finland lançam nova chamada Projetos colaborativos de pesquisa em materiais em eletrônica, fotônica e engenharia de comunicações serão apoiados (foto:CEPOF/FAPESP)

A FAPESP e a Academy of Finland (AKA) lançam chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos no campo de pesquisas em materiais em eletrônica, fotônica e engenharia de comunicações. O objetivo é promover e fortalecer as colaborações entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Finlândia.

A chamada abrange três temas amplos e inter-relacionados: Plataformas multimateriais para a eletrônica do futuro; Sensores para eficiência energética; e Nanofotônica avançada.

A AKA está preparada para financiar os projetos selecionados no lado finlandês em um total de até 1,2 milhão de euros. A FAPESP também poderá destinar o equivalente a até 1,2 milhão de euros para financiar os projetos selecionados no Estado de São Paulo.

As propostas submetidas deverão incluir um plano de pesquisa conjunto escrito por pesquisadores da Finlândia e do Estado de São Paulo. O plano de pesquisa deverá ter uma clara descrição da colaboração planejada (distribuição do trabalho e métodos de implementação) e incluir tanto orçamento conjunto como orçamentos isolados dos parceiros.

Os interessados em participar da chamada deverão satisfazer os critérios de elegibilidade de cada agência. Para os interessados no Estado de São Paulo, a proposta deverá ser submetida à FAPESP na forma de um Auxílio à Pesquisa – Regular, com duração máxima de até 36 meses.

Os interessados em receber financiamento de pesquisa da AKA deverão ter as qualificações de professor ou professor adjunto (docente) ou ser pesquisador com doutorado.

Os parceiros deverão submeter propostas para suas respectivas agências, seguindo as normas e formulários das chamadas publicadas pela AKA e pela FAPESP. As propostas serão recebidas até 18 de junho de 2014, nos dois países.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/en/8580
 


Página atualizada em 14/05/2014 - Publicada em 14/05/2014