Notícias

FAPESP e Universidade de Warwick formalizam cooperação English version

FAPESP e Universidade de Warwick formalizam cooperação Instituições apoiarão projetos de pesquisa colaborativa em diversas áreas do conhecimento (Jones e Lafer em reunião na FAPESP / foto: Leandro Negro)

O pró-reitor para as áreas de Ciência, Engenharia e Medicina da Universidade de Warwick, Tim Jones, e o assessor para as áreas de relações públicas e política da Universidade, Alex Miles, visitaram a FAPESP, em 29 de julho, para formalizar um acordo de cooperação com a FAPESP. Foram recebidos pelo presidente da Fundação, Celso Lafer, pelo vice-presidente, Eduardo Moacyr Krieger, e pelo diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz.

No encontro também foram discutidas possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos entre pesquisadores ligados à universidade britânica e do Estado de São Paulo. Os temas com potencial interesse destacados pelos representantes de Warwick são biologia sintética, matemática, inovação na indústria automotiva, ciências da vida e a expansão, inclusão e mobilidade nas metrópoles.

“A FAPESP tem grande preocupação com a internacionalização por meio da formação de uma rede de colaboração entre cientistas em São Paulo e no exterior, e tem obtido resultados muito produtivos”, disse Lafer.

A Fundação mantém mais de 100 acordos internacionais de cooperação científica e tecnológica com instituições de fomento, universidades e empresas em 20 países.

“A pesquisa desenvolvida no Reino Unido tem grande qualidade e a ampla colaboração que a FAPESP tem mantido com instituições britânicas segue muito bem, de forma muito construtiva”, disse Brito Cruz.

Com o novo Acordo, a FAPESP passa a manter cooperação cientifica e tecnológica com 17 universidades britânicas. O British Council e os sete Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês), estão entre as agências de financiamento à pesquisa com as quais a FAPESP tem acordos.

“Esse acordo representa o início de um relacionamento forte e duradouro. A FAPESP tem a credibilidade e o conhecimento para promover o trabalho conjunto de cientistas de Warwick e de universidades em São Paulo. A parceria é realmente muito significante e deverá produzir ciência excelente”, disse Jones.

O acordo entre as duas instituições oferece até 40 mil libras por ano, por um período de cinco anos, para o financiamento de projetos com duração de até dois anos. A primeira chamada de propostas, divulgada hoje (29/7), receberá propostas de pesquisa até 27 de outubro.

Outras sete instituições ou consórcios de universidades da França, Argentina, Canadá, Bélgica, Suíça, Reino Unido e África do Sul participam desta Chamada de Propostas, lançada no âmbito do Sprint – São Paulo Researcher in International Collaboration (www.fapesp.br/programas/sprint).

O Sprint é uma estratégia de planejamento da FAPESP para promover a aproximação entre pesquisadores no Estado de São Paulo e no exterior, que consiste no anúncio simultâneo de oportunidades de colaboração internacional quatro vezes a cada ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.


Página atualizada em 21/08/2014 - Publicada em 29/07/2014