Notícias

FAPESP e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha lançam chamada de proposta English version

FAPESP e Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha lançam chamada de proposta Instituições apoiarão colaborações em pesquisa entre o Estado de São Paulo e a Alemanha na área de bioeconomia (foto: Wikimedia)

A FAPESP e o Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF, na sigla em alemão) anunciam a primeira chamada de propostas para apoio à pesquisa no âmbito do acordo de cooperação assinado pelas instituições.

A chamada está aberta a pesquisadores de universidades, de institutos de pesquisa e do setor industrial, no Estado de São Paulo e na Alemanha, que conduzam estudos na área de bioeconomia.

As propostas submetidas deverão ser preparadas em conjunto pelos pesquisadores de São Paulo e da Alemanha participantes. No Estado de São Paulo, são elegíveis pesquisadores que atendam aos critérios de elegibilidade de Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Na Alemanha, podem participar pesquisadores que atendam aos critérios definidos no “Bekanntmachung Bioökonomie International 2015” do BMBF.

A chamada receberá propostas que se enquadrem em algum dos seguintes tópicos de pesquisa: 1) Agricultura sustentável; 2) Produção de alimentos: processamento e embalagem de alimentos, com foco em processos e materiais sustentáveis (que economizem energia e reduzam perdas); 3) Conversão/processamento de biomassa derivada de produtos não alimentícios em bioprodutos.

O financiamento solicitado nas propostas deverá ser utilizado para cobrir despesas de pesquisa e de mobilidade, de acordo com as normas de cada instituição.

A duração dos projetos de pesquisas selecionados poderá ser de até 36 meses. As propostas deverão ser submetidas simultaneamente à FAPESP (em formulários de papel) e à BMBF (de modo eletrônico).

Propostas serão recebidas até 26 de junho de 2015.

A chamada de propostas (em inglês) está disponível em: www.fapesp.br/en/9398