Notícias

Aberta nova seleção para Cátedra Ruth Cardoso

Aberta nova seleção para Cátedra Ruth Cardoso Programa na Columbia University, apoiado pela FAPESP, destaca a atuação de pesquisadores brasileiros em Ciências Humanas e Sociais (foto: Columbia University)

A FAPESP anuncia a abertura de um novo processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Columbia University, em Nova York. O programa destaca a atuação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos.

A iniciativa é uma parceria da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) com a Columbia University.

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Columbia University e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2016/2017 na Columbia University.

A iniciativa prevê a concessão de uma bolsa por ano, no valor de US$ 5 mil mensais além de um auxílio instalação de US$ 2 mil. O pesquisador selecionado também tem direito a seguro-saúde, auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e moradia no campus da Columbia University, com acesso às instalações e serviços da universidade.

Dentre outros requisitos para inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2006, possuir nacionalidade brasileira, não ter nacionalidade norte-americana e ser credenciados como docentes e orientadores em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Inscrições podem ser feitas no endereço: www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/programa-ruth-cardoso.

O recebimento de candidaturas será aceito até o dia 1º de outubro de 2015.

O edital da chamada está disponível em: www.fapesp.br/9636
 


Página atualizada em 20/08/2015 - Publicada em 20/08/2015