Notícias

Embaixador do Canadá visita a FAPESP

Embaixador do Canadá visita a FAPESP Riccardo Savone conversou com dirigentes da FAPESP sobre oportunidades de parceria entre pesquisadores canadenses e brasileiros (da esq./dir.: Savone, Brito Cruz e Larue / foto: Samuel Antenor)

O embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, visitou a FAPESP no dia 4 de dezembro para discutir aspectos das parcerias entre a Fundação e instituições de fomento, ensino e pesquisa daquele país.

Acompanhado pelo cônsul geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue, o embaixador foi recebido pelo diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz. Também estiveram presentes Fernando Menezes e Carlos Eduardo Lins da Silva, assessores da presidência.

Brito Cruz fez uma apresentação sobre o sistema de ciência e tecnologia do Estado de São Paulo, falou sobre os principais programas mantidos pela FAPESP e destacou o papel da Fundação no fomento às pesquisas no Estado.

O cônsul canadense, por sua vez, explicou o funcionamento do apoio à pesquisa em seu país, ressaltando a estrutura organizacional, em seus diversos níveis.

Para o embaixador, as relações entre Canadá e Brasil passam, necessariamente, pela parceria em educação e pesquisa, em diferentes instâncias. Savone destacou a agenda comum entre Canadá e Brasil em inovação, guiada pelo Plano de Ação Conjunta em Ciência e Tecnologia lançado durante a visita do Governador-Geral canadense ao Brasil, em abril de 2012.

“Nossa relação com o Brasil é intensa em diversas áreas do conhecimento, envolvendo universidades e instituições de pesquisa, e tem na educação uma de suas chaves. Por isso, queremos expandir e intensificar essa relação, inclusive com o avanço de parcerias institucionais”, disse.

Baseado nas habilidades e competências de ambas as nações, o plano é voltado para o aprimoramento da parceria em áreas estratégicas, como saúde, tecnologia oceanográfica, tecnologia da informação e comunicação, energia limpa, tecnologias verdes e nanotecnologia.

Brito Cruz observou a importância do investimento em pesquisa, que em São Paulo chega a 13% do orçamento ao ano, o que faz do Estado um importante parceiro da colaboração internacional também com o Canadá.

Atualmente, a FAPESP mantém acordos de cooperação com 13 instituições de ensino e pesquisa canadenses, que realizam pesquisas conjuntas com universidades e instituições paulistas de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. A FAPESP já concedeu mais de 700 bolsas e auxílios à pesquisa à pesquisa envolvendo parcerias entre pesquisadores de São Paulo e do Canadá.


Página atualizada em 10/12/2015 - Publicada em 10/12/2015