English version

Submissões em fluxo contínuo FAPESP/UKRI

Orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo

Aplicável a todos os Conselhos – AHRC/ESRC/MRC/BBSRC/NERC/EPSRC/STFC

Resumo: O acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo. 
Data limite para submissão:
Não há data limite, uma vez que a submissão está aberta em fluxo contínuo.
Modalidade de fomento:
Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio Pesquisa - Projeto Temático ou Auxílio Pesquisa - Jovem Pesquisador com as excepcionalidades descritas nas orientações a seguir.
Duração máxima dos projetos:
Conforme modalidade de fomento escolhida.
Elegibilidade:
Segundo os critérios da modalidade escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória. 
Submissão de propostas:
Propostas serão submetidas pelo parceiro britânico ao Conselho de Pesquisa do Reino Unido e pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo à FAPESP.
Contato:
Carolina Costa (ukri-agreement@fapesp.br).

O acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do Estado de São Paulo, Brasil.

Nesse sentido, propostas conjuntas podem ser submetidas a qualquer momento (fluxo contínuo), de acordo com os prazos do respectivo Conselho de Pesquisa Britânico. A submissão deve ser feita por pesquisadores do Reino Unido considerados elegíveis pelo UKRI, e por pesquisadores do Estado de São Paulo considerados elegíveis pela FAPESP.

1. Como submeter

1.1 A proposta conjunta deve ser submetida simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESPpelo pesquisador parceiro no Reino Unido ao Conselho de Pesquisa responsável pela área de pesquisa da proposta em questão, obedecendo suas normas e cronogramas de análise.

1.2 O pesquisador britânico incluirá a documentação referente à FAPESP (item 3), anexando a mesma como “non-UK components”.

1.3 O proponente do Estado de São Paulo fará a submissão exclusivamente através do sistema SAGe (Nova Proposta Inicial> Fluxo Contínuo: Outras linhas de fomento> Acordos de Cooperação> UKRI).

2. Instrumentos de fomento - FAPESP

2.1 O financiamento da FAPESP se dará através das modalidades Auxílio à Pesquisa  Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e seguirá estritamente todas as normas relativas à modalidade escolhida pelo proponente, conforme publicado em:

a) Auxílio Pesquisa Regular: fapesp.br/apr.

"Excepcionalmente no âmbito dessa oportunidade, propostas de Auxílio Pesquisa Regular FAPESP poderão ser financiadas por um período de até 4 anos, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 100 mil por ano. O orçamento total já deve contemplar os custos de Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares."

b) Auxílio Pesquisa Temático: fapesp.br/tematico.

c) Auxílio Pesquisa Jovem Pesquisador: fapesp.br/jp.

3. Análise de elegibilidade do proponente do Estado de São Paulo para submissão

3.1 As propostas conjuntas devem envolver pesquisadores elegíveis pela FAPESP, assim como pesquisadores do Reino Unido considerados elegíveis pelo Conselho. Sendo assim, os proponentes do Estado de São Paulo devem consultar a FAPESP a fim de obterem uma Carta de Elegibilidade FAPESP que será anexada à proposta no momento da submissão, pelo pesquisador britânico (conforme Item 1.2)

3.1.a Consultas de elegibilidade relativas aos conselhos AHRC, BBSRC, ESRC, MRC, NERC ou STFC devem ser enviadas para o e-mail ukri-agreement@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

i) Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em fapesp.br/sumula).

ii) Instrumento de fomento FAPESP pretendido

iii) Duração da proposta.

iv) Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador Responsável do Estado de SP (horas/semana).

v) Nome do Pesquisador Parceiro e sua Instituição de vínculo no Reino Unido.

vi) Título da proposta a ser submetida.

vii) Orçamento previsto.

viii) Conselho de Pesquisa ao qual será submetida a proposta (AHRC, BBSRC, ESRC, MRC, NERC ou STFC).

Importante: Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 20 dias a contar da data de recebimento do e-mail.

3.1.b Consultas de elegibilidade relativas ao EPSRC devem ser realizadas através do formulário disponibilizado no site https://epsrc.ukri.org/about/partner/international/agreements/fapesp/.

4. Propriedade Intelectual

4.1 Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador do Reino Unido e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de Propriedade Intelectual de cada agência financiadora. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória antes da assinatura do Termo de Outorga.

5. Financiamento

5.1 Os proponentes não precisam solicitar valores iguais a ambas as agências. A diferença em valores deve refletir os itens cobertos por cada agência e preços locais. É esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências.

5.2 Com o intuito de auxiliar na compreensão da composição do orçamento das duas agências, informamos que no Reino Unido os custos de pesquisa são estimados como FEC – “Full Economic Costs”, como definido abaixo pelo UKRI:

“FEC é definido como "um custo que, se avaliado através do programa completo de uma organização, iria refletir o custo total (custos diretos, indiretos e total), incluindo investimentos recorrentes e adequados em infraestrutura da organização." Os proponentes devem demonstrar os custos econômicos completos do projeto, independentemente de quem está financiando. Os custos podem incluir instalações da instituição, propriedades, custos diretos e custos indiretos. Custos FEC também devem incluir valores de despesas com salários da equipe de pesquisa, incluindo professores e funcionários, proporcional às horas semanais dedicadas ao projeto proposto. Os formulários individuais de cada agência de fomento fornecerão mais informações sobre este assunto. De acordo com a política do UKRI, os conselhos do Reino Unido vão contribuir com até 80% do FEC.”

Atenção: Note que o orçamento FAPESP seguirá as normas relativas ao instrumento de fomento escolhido, não incluindo, portanto, diversos dos itens citados acima, financiáveis pelo UKRI.

6. Contato

Dúvidas relacionadas a esta oportunidade devem ser encaminhadas para Carolina Costa, Assessora Técnica da Diretoria Científica: ukri-agreement@fapesp.br .

Versão para impressão | URL: fapesp.br/10273