Convênios e acordos de cooperação

Submissões em fluxo contínuo FAPESP e UKRI English version

Orientações para pesquisadores do estado de São Paulo

Aplicável a todos os Conselhos – AHRC/BBSRC/ESRC/EPSRC/MRC/NERC

Resumo: O acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa (Research Councils) do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do estado de São Paulo.
Data limite para submissão:
Não há data limite, uma vez que a submissão ocorre em fluxo contínuo.
Modalidade de apoio:
Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador, com as excepcionalidades descritas nas orientações a seguir.
Duração máxima dos projetos:
Conforme modalidade de apoio escolhida.
Elegibilidade:
Segundo os critérios da modalidade escolhida. A consulta prévia de elegibilidade é obrigatória. Não serão permitidas reconsiderações ou propostas reformuladas.
Submissão de propostas:
Propostas serão submetidas pelo parceiro britânico ao Conselho de Pesquisa do Reino Unido e pelo Pesquisador Responsável do estado de São Paulo à FAPESP.
Contato:

O acordo de cooperação entre a FAPESP e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (UKRI, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa propostos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido e do estado de São Paulo, Brasil.

Nesse sentido, propostas conjuntas podem ser submetidas a qualquer momento (fluxo contínuo), e serão analisadas de acordo com os prazos do respectivo Conselho de Pesquisa Britânico. A submissão deve ser feita por pesquisadores do Reino Unido considerados elegíveis pelo UKRI, e por pesquisadores do estado de São Paulo considerados elegíveis pela FAPESP.

1. Áreas do conhecimento cobertas nesta oportunidade de financiamento

Essa oportunidade de financiamento receberá propostas em todas as áreas do conhecimento. Os Conselhos do Reino Unido se organizam por área do conhecimento, conforme abaixo:

i. AHRC: Conselho de Pesquisa para Artes e Humanidades
ii. BBSRC: Conselho de Pesquisa para Ciências Biológicas e Biotecnologia
iii. ESRC: Conselho de Pesquisa para Economia e Ciências Sociais
iv. EPSRC: Conselho de Pesquisa para Engenharias e Ciências Exatas
v. MRC: Conselho de Pesquisa para Medicina
vi. NERC: Conselho de Pesquisa para Ciências da Natureza e Ambientais
vii. STFC: Science and Technology Facilities Council

2. Financiamento

2.1 Os custos relativos à equipe de pesquisa do estado de São Paulo serão financiados pela FAPESP enquanto o UKRI financiará os custos relativos à equipe do Reino Unido. O orçamento solicitado à FAPESP deverá ser preparado com base nas normas relativas à modalidade de apoio escolhida, com as excepcionalidades apontadas no item 3 (abaixo).

2.2. Os proponentes não precisam solicitar valores iguais a ambas as agências. A diferença em valores deve refletir os itens cobertos por cada uma e preços locais. É esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das equipes de pesquisa.

2.3 Com o intuito de auxiliar na compreensão da composição do orçamento solicitado a cada uma das duas agências, informamos que no Reino Unido os custos de pesquisa são estimados como FEC – “Full Economic Costs”, como definido abaixo pelo UKRI:

“FEC é definido como "um custo que, se avaliado através do programa completo de uma organização, iria refletir o custo total (custos diretos, indiretos e total), incluindo investimentos recorrentes e adequados em infraestrutura da organização." Os proponentes devem demonstrar os custos econômicos completos do projeto, independentemente de quem está financiando. Os custos podem incluir instalações da instituição, propriedades, custos diretos e custos indiretos. Custos FEC também devem incluir valores de despesas com salários da equipe de pesquisa, incluindo professores e funcionários, proporcional às horas semanais dedicadas ao projeto proposto. Os formulários individuais de cada agência de fomento fornecerão mais informações sobre este assunto. De acordo com a política do UKRI, os conselhos do Reino Unido vão contribuir com até 80% do FEC.”

Atenção: Note que o orçamento solicitado à FAPESP deverá ser preparado com base nas normas relativas à modalidade de apoio escolhida, não incluindo, portanto, diversos dos itens citados acima, financiáveis pelo UKRI.

3. Modalidades de Apoio - FAPESP

3.1 O financiamento da FAPESP se dará através das modalidades Auxílio à Pesquisa Regular, Auxílio à Pesquisa Projeto Temático ou Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador e seguirá todas as normas relativas à modalidade escolhida pelo proponente, exceto pelas considerações a seguir:

i. Auxílio à Pesquisa Regular: fapesp.br/apr.

Excepcionalmente, no âmbito deste Acordo de Cooperação, as propostas de Auxílio à Pesquisa Regular poderão ser financiadas por um período de até 4 anos, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 150 mil por ano. O orçamento total já deve contemplar os custos de Bolsas, Reservas Técnicas e Benefícios Complementares.

ii. Auxílio à Pesquisa Projeto Temático: fapesp.br/tematico.

iii. Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador: fapesp.br/jp.

4. Elegibilidade para submissão de Propostas

4.1 As propostas conjuntas devem envolver pesquisadores elegíveis pela FAPESP, assim como pesquisadores do Reino Unido considerados elegíveis pelo UKRI. Sendo assim, o Pesquisador Responsável do estado de São Paulodeve consultar a FAPESP a fim de obter uma Carta de Elegibilidade FAPESP, que deverá ser anexada à proposta no momento da submissão.

4.2 Consultas de elegibilidade de pesquisadores do estado de São Paulo devem ser enviadas para o e-mail ukri-agreement@fapesp.br, contendo as seguintes informações em português ou inglês:

i. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em fapesp.br/sumula).

ii. Modalidade de Apoio da FAPESP pretendida (Auxílio à Pesquisa Regular, Projeto Temático ou Jovem Pesquisador)

iii. Duração da proposta.

iv. Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador Responsável do estado de SP (horas/semana).

v. Nome do Pesquisador Parceiro e sua Instituição de vínculo no Reino Unido. Não é necessário incluir os demais pesquisadores do Reino Unido nessa consulta de elegibilidade.

vi. Título da proposta a ser submetida.

vii. Orçamento previsto.

viii. Conselho de Pesquisa ao qual será submetida a proposta (AHRC, BBSRC, EPSRC, ESRC, MRC ou NERC).

Importante: Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 14 dias úteis a contar da data de recebimento do e-mail.

4.3 A FAPESP não responde a consultas sobre a elegibilidade do pesquisador do Reino Unido, o mesmo deve buscar orientação do UKRI, nos contatos disponibilizados no item 7.2 abaixo.

5. Procedimentos para elaboração do projeto de pesquisa

5.1 A proposta deve conter um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos dois proponentes, do Reino Unido e do estado de São Paulo. Este mesmo documento deverá ser enviado à FAPESP pelo proponente do estado de São Paulo e ao Conselho de Pesquisa do Reino Unido pelo proponente do Reino Unido.

5.2 O projeto de pesquisa deve conter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e seguir as orientações do respectivo Conselho de Pesquisa.

6. Instruções sobre a submissão de propostas de pesquisa à FAPESP

6.1 A proposta conjunta deve ser submetida pelo pesquisador do estado de São Paulo à FAPESP e em seguida pelo pesquisador parceiro no Reino Unido ao Conselho de Pesquisa responsável pela área de pesquisa da proposta em questão, obedecendo suas normas e cronogramas de análise.

6.2 O proponente do estado de São Paulo deverá fazer a submissão exclusivamente através do sistema SAGe. No SAGe, o pesquisador de São Paulo deve fazer login e acessar o painel em inglês (clique na Bandeira britânica). Em seguida, selecionar New Proposal > Cotinuous Funding Stream > + Other Funding Line > Agreements > UKRI - UK Research and Innovation > UKRI - (…).

6.3. Importante: O PR do Reino Unido também deverá criar um login completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe através da opção “Not Registered?”. Ele deve preencher todos os campos de dados indicados com “ * ” para efetivar seu registro no sistema. Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR do Reino Unido deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto.

6.4 Após completar o preenchimento do SAGe e submeter a proposta à FAPESP, o pesquisador de São Paulo deve gerar uma cópia em pdf do processo completo gerado no sistema. Este pdf será o formulário FAPESP a ser enviado pelo parceiro do Reino Unido ao Conselho de Pesquisa.

7. Instruções sobre a submissão no UKRI

7.1 O PR do Reino Unido fará a submissão na categoria “Responsive Mode” do Conselho Britânico e incluirá a documentação referente à FAPESP, anexando-a como “non-UK components”.

7.2 Orientações específicas para submissão no UKRI podem ser encontradas no seguinte link: https://www.ukri.org/opportunity/collaborate-with-researchers-in-brazil/

8. Análise e seleção

8.1 No âmbito desta parceria, o UKRI, em nome de ambas as instituições, conduzirá o processo de análise de mérito. Assessores ad hoc indicados pela FAPESP participarão de todo o processo de avaliação por pares e deliberação.

8.2 Os pareceres emitidos pelos especialistas indicados pela FAPESP serão formalmente incluídos no processo de avaliação por pares do UKRI. Os processos de seleção, como um todo, continuam sendo atribuição do Conselho de Pesquisa pertinente.

8.3 Por este motivo, o acompanhamento do estágio de análise da proposta deve ser realizado pelo Pesquisador Responsável do Reino Unido com o Conselho de Pesquisa britânico.

8.4 Conforme apontado pelos Conselhos de Pesquisa britânicos, não são permitidas solicitações de reconsideração ou nova análise de propostas já denegadas (após enquadramento), mesmo que reformuladas.

9. Contato

Questões específicas para FAPESP relacionadas à presente Chamada de Propostas devem ser encaminhadas através do www.fapesp.br/converse. Considerando a quantidade de solicitações enviadas para este canal, solicitamos que enviem seus questionamentos com antecedência, evitando urgências próximas ao prazo de submissão imposto pelo UKRI da chamada de propostas.


Página atualizada em 10/01/2024 - Publicada em 19/05/2016