Convênios e acordos de cooperação

Joint DFG/FAPESP Coordinated Programmes

Propostas para Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. 

Submissões em fluxo contínuo. 

Orientações para pesquisadores do Estado de São Paulo. 

A descrição detalhada desta oportunidade se encontra em: www.fapesp.br/chamadas/2016/dfg/coordinated_programs.pdf

1. Instrumento de fomento

O financiamento da FAPESP segue as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (www.fapesp.br/tematico), exceto nas condições explicitamente descritas nas orientações a seguir.

2. Análise preliminar obrigatória de elegibilidade do proponente do estado de São Paulo para a etapa de “Draft Proposals”:

2.1 As condições de elegibilidade e restrições para submissão são aquelas válidas para a modalidade Projeto Temático (www.fapesp.br/tematico); restrições sobre a simultaneidade de auxílios vigentes podem ser consultadas para as respectivas modalidades de fomento em www.fapesp.br/auxilios.

2.2.1 Pesquisadores do estado de São Paulo que se considerem elegíveis devem consultar a FAPESP a fim de obterem uma Carta de Elegibilidade FAPESP que deverá ser anexada à proposta no momento da submissão à FAPESP.

2.2 As consultas de elegibilidade devem ser enviadas para o endereço de e-mail chamada_dfg@fapesp.br com assunto “Joint DFG/FAPESP Coordinated Programmes” - consulta de elegibilidade”, contendo as seguintes informações:

a) Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo, em inglês, conforme descrito em fapesp.br/en/6351 (inclui lista de eventuais auxílios vigentes na FAPESP);

b) Designação do programa específico escolhido dentre: International Research Training Groups, Joint Research Units ou Joint Collaborative Research Centres;

c) Duração da proposta, incluindo justificativa;

d) Nome do Pesquisador Parceiro e sua instituição de vínculo na Alemanha;

e) Título da proposta a ser submetida e provável resumo do projeto de pesquisa (em inglês);

f) Orçamento previsto conforme itens financiáveis para a modalidade (www.fapesp.br/Tematico#4603) - incluir Reserva Técnica e Benefícios Complementares;

g) Tempo estimado de dedicação (horas/semana) ao projeto do pesquisador proponente em relação às demais atividades vigentes relacionadas à FAPESP (máximo de 40hs semanais).

Importante: Consultas de elegibilidade serão respondidas em um prazo de até 20 dias a contar da data de recebimento do e-mail.

3. Financiamento

3.1 O orçamento solicitado deve contemplar as condições estipuladas para a modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (www.fapesp.br/tematico).

3.2 Os proponentes não precisam solicitar valores iguais a ambas as agências. A diferença em valores deve refletir os itens cobertos por cada agência e preços locais. É esperado que as propostas apresentem uma parceria balanceada, não especificamente em termos monetários, mas com comprometimento equivalente em esforço de pesquisa proveniente de cada uma das duas agências.

4. Características da proposta e submissão para a etapa de “Full Proposals”

4.1 A proposta conjunta completa deve ser submetida à FAPESP pelo Pesquisador Responsável no estado de São Paulo e ao DFG pelo Pesquisador Responsável parceiro na Alemanha, para ao DFG, obedecendo as condições estipuladas neste texto bem como no documento detalhado, comum às duas agências:

4.2 A submissão de propostas completas à FAPESP somente será possível através do sistema SAGe através de procedimento específico, conforme o ANEXO 1 abaixo.

4.3 As propostas apresentadas a uma única agência não serão elegíveis

4.4 As propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas. Submissões fora do prazo serão devolvidas.

4.5 O Projeto de Pesquisa deve ser redigido em inglês conforme procedimento usual para a modalidade Projeto Temático.

a) O subtítulo deve incluir a designação do programa específico de interesse: “Joint DFG/FAPESP International Research Training Groups”, “ Joint DFG/FAPESP Research Units” ou ”Joint DFG/FAPESP Collaborative Research Centres”.

4.6 O pesquisador deverá anexar à proposta, além dos documentos usuais exigidos para o Projeto Temático, os seguintes documentos obrigatórios à submissão:

a) Resumo do orçamento a ser solicitado à DFG (em inglês);

b) Súmula Curricular do Pesquisador Responsável e Pesquisadores Principais (“co-PIs”) parceiros da Alemanha (em inglês);

c) Descrição das equipes de pesquisadores dos dois lados da parceria (em inglês);

d) Cópia do Projeto de Pesquisa completo submetido pelo pesquisador proponente alemão ao DFG (em inglês);

e) Carta de Elegibilidade FAPESP (encaminhada pela FAPESP via e-mail conforme item 2 acima).

5. Propriedade Intelectual

5.1 Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do Pesquisador Responsável da Alemanha e a Instituição de vínculo do Pesquisador Responsável do estado de São Paulo, no qual os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de Propriedade Intelectual de cada agência financiadora.

5.1.1 Este Termo não é necessário para a submissão da proposta, mas a apresentação de cópia do documento assinado é obrigatória antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP

6. Contato

Dúvidas relacionadas a esta oportunidade devem ser encaminhadas para:

Alexandre Roccatto – Gerente de Área Científica: chamada_dfg@fapesp.br



ANEXO 1 – Instruções específicas sobre o uso do SAGe 

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe: 

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo acessando a página www.fapesp.br/sage, clicar em “Sem cadastro? e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo já cadastrados devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema.

1.1. O Pesquisador Responsável parceiro alemão também precisa ser cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores parceiros que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realizá-lo acessando o endereçowww.fapesp.br/sage escolhendo a versão em inglês da página inicial e clicar em Not registered?”. Em seguida preencher, em inglês, os dados solicitados.

2. Para a submissão da proposta, na página inicial, selecionar dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, a opção “Nova Proposta Inicial”.

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar a opção “+Outras linhas de fomento”.

4. Expandir a opção “Acordos de Cooperação”, clicando no “+” e, em seguida expandir a opção “DFG - Deutsche Forschungsgemeinschaft” novamente clicando no “+”e então selecionar:

DFG – Projeto de Pesquisa - Temático;

5. A seguir clicar o botão “Confirmar” e confirmar a operação na próxima janela (“Incluir Proposta”) clicando “Incluir”. A partir da janela seguinte, inserir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados.

6. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * “. É necessário “Submeter” o projeto ao final do preenchimento. “Projeto salvo não significa projeto submetido”.

7. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores.

8. IMPORTANTE : Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção "Validar", o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações ((11) 3838-4000).

 


Página atualizada em 29/05/2018 - Publicada em 28/11/2016