Notícias

FAPESP e NWO abrem nova chamada de propostas English version

FAPESP e NWO abrem nova chamada de propostas Projetos colaborativos em bioeconomia entre pesquisadores de São Paulo e da Holanda serão selecionados (foto: Leo Ramos/FAPESP)

A FAPESP e a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO) anunciam a quinta chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

Propostas devem ser escritas em conjunto por pesquisadores associados a instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo e por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas ligadas à NWO.

Espera-se que as atividades de pesquisa sejam conduzidas nos dois lados – inclusive com o intercâmbio de pesquisadores – e que os projetos e as contribuições intelectuais sejam equivalentes entre o Estado de São Paulo e a Holanda.

“Bioeconomia” (“Biobased Economy”) é o tema da chamada, anunciada simultaneamente pela FAPESP e pela NWO.

Temas de pesquisa em Bioeconomia devem estar relacionados a pelo menos um dos tópicos a seguir: agricultura sustentável; produção sustentável de alimentos e segurança alimentar; biologia sistêmica/sintética e bioinformática; químicos e materiais de base biológica (“biobased”); biotecnologia; engenharia de bioprocessos; biocatálise; conversão de biomassa química/térmico-catalítica; gerenciamento de resíduos; bioenergia.

As propostas deverão ser de parcerias balanceadas, não especificamente em termos monetários, mas com compromisso e esforços em pesquisa equivalentes nos dois lados.

Pesquisadores elegíveis no Estado de São Paulo deverão seguir as normas das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos e Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Propostas serão aceitas até 19 de junho de 2017. 

A chamada de propostas está publicada em: www.fapesp.br/10960