English version

FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em gestão de recursos hídricos

FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em gestão de recursos hídricos

Chamada em parceria com CONFAP e Water JPI é anunciada em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (foto: Water JPI)

A FAPESP anuncia uma chamada para selecionar projetos colaborativos em gestão de recursos hídricos, em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a União Europeia por meio da Iniciativa Water JPI.

Os temas de pesquisa devem responder a desafios em avaliação dos efeitos de múltiplas pressões (como mudanças hidromorfológicas, poluição antropogênica, contaminação biológica e riscos naturais) sobre ecossistemas e serviços ecossistêmicos; ferramentas e abordagens de adaptação e mitigação; desenvolvimentos de sistemas para acesso universal a água segura para consumo; tratamento e reciclagem de resíduos.

Cada proposta enviada à FAPESP deve ter um pesquisador proponente no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

Interessados devem consultar a FAPESP sobre sua elegibilidade até 24 de novembro de 2017. A Declaração de Elegibilidade emitida pela Fundação deverá ser anexada à proposta no momento de sua submissão.

A chamada está organizada em duas etapas. Na primeira, com prazo até 11 de dezembro de 2017, o coordenador da proposta deve seguir os procedimentos descritos na chamada internacional.

Proponentes do Estado de São Paulo que participam de pré-propostas que passarem à etapa de propostas completas serão instruídos por e-mail sobre o procedimento de encaminhamento via SAGe, simultaneamente à submissão da proposta via Water JPI a ser feita pelo pesquisador coordenador da proposta. A data limite é 27 de junho de 2018.

Instruções completas para pesquisadores do Estado de São Paulo estão disponíveis (em inglês) em: www.fapesp.br/en/11332.

Um evento on-line (webinar) para pesquisadores interessados está agendado para 27 de novembro de 2017, em duas sessões. Mais informações: 2017 Joint Call.