Notícias

Estreia Ciência Aberta, programa de TV da FAPESP e Folha de S.Paulo

“Obesidade” é o tema de estreia do programa de TV Ciência Aberta, da FAPESP e da Folha de S.Paulo, nesta terça-feira (03/04), às 15 horas, com transmissão ao vivo.

O aumento da obesidade no Brasil – com a consequente elevação dos casos de diabetes, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde relacionados ao sobrepeso – será debatido por pesquisadores e especialistas interessados em compreender os aspectos culturais e biológicos por trás desse fenômeno.

Os convidados serão os pesquisadores Licio Velloso, da Universidade Estadual de Campinas, e Carlos Augusto Monteiro, da Universidade de São Paulo, e a nutricionista Sophie Deram.

Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP –, abordará o tema da obesidade e doenças relacionadas sob o ponto de vista médico e falará sobre quanto a ciência tem avançado no tratamento e na compreensão das causas do problema.

Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenador da edição mais recente do Guia alimentar para a população brasileira, abordará a ideia de que a crescente obesidade mundial é, em parte, consequência do consumo de alimentos ultraprocessados.

Deram, especialista em comportamento alimentar e doutora pela Faculdade de Medicina da USP, falará sobre como inspirar indivíduos a viver uma vida mais feliz e mais saudável mudando seu hábito alimentar.

Outros especialistas convidados participarão por meio de entrevistas gravadas. A mediação será feita pela jornalista Sabine Righetti.

Ciência Aberta é um programa mensal realizado no auditório da FAPESP e exibido ao vivo pela TV Folha, pelo site da FAPESP e pela página da Agência FAPESP no Facebook. Uma versão editada estará disponível nos sites da TV Folha e da Agência FAPESP.

O programa terá duração de 1h30 e será dividido em cinco blocos. Os espectadores poderão enviar perguntas pela página da Agência FAPESP no Facebook (www.facebook.com/agfapesp/). Questões selecionadas serão respondidas pelos debatedores.

Ciência Aberta será transmitida pelo site da FAPESP (www.fapesp.br), pela página da Agência FAPESP no Facebook (www.facebook.com/agfapesp/) e pelo site da TV Folha (http://aovivo.folha.uol.com.br/2018/04/03/5300-aovivo.shtml).

A produção conjunta do programa Ciência Aberta faz parte de um acordo entre a FAPESP e a Folha de S.Paulo, que prevê ainda a publicação de reportagens da Agência FAPESP, em português, inglês e espanhol, nas edições impressas e on-line da Folha.
 


Página atualizada em 06/11/2018 - Publicada em 02/04/2018