Chamadas de Propostas

ANEXO 1 - FAPESP / BAYLAT - Workshop 2018: Estado de São Paulo, Brasil e Estado Livre da Baviera, Alemanha

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo


Sumário  
   
Modalidade de financiamento
Auxílio Organização (www.fapesp.br/156)
Elegibilidade
Conforme orientações descritas no item 4 abaixo
Submissão
As propostas devem ser submetidas à FAPESP via SAGe
Data limite para submissão de propostas
08 de outubro de 2018
Data prevista para divulgação das propostas selecionadas
17 de dezembro de 2018
Contato para dúvidas relacionadas à submissão da proposta à FAPESP
Ana Paula Yokosawa – chamada-baylat@fapesp.br


Sumário

1 INTRODUÇÃO
 
2 ÁREAS DO CONHECIMENTO

3 MODALIDADE DE FOMENTO

4 PARTICIPANTES DOS WORKSHOPS

5 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
5.1 Pesquisadores elegíveis para submissão da proposta
5.2 Elegibilidade para participação nos workshops

6 CONTEÚDO DOS WORKSHOPS

7 CRONOGRAMA

8 ITENS FINANCIÁVEIS

9 ITENS NÃO FINANCIÁVEIS

10 PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DA PROPOSTA
10.1 Instruções específicas para submissão através do SAGe

11 PROPRIEDADE INTELECTUAL

12 MAIS INFORMAÇÕES

 

1 INTRODUÇÃO

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Bavarian State Ministry of Science and the Arts of the Free State of Bavaria (StMWK), representada pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT), Baviera, Alemanha, assinaram um Acordo de Cooperação para Pesquisa em 11 de abril de 2012, renovado em 2016, com o objetivo de implementar a cooperação científica e tecnológica entre os pesquisadores da Bavária, Alemanha, e do Estado de São Paulo, Brasil, através do financiamento de projetos conjuntos de pesquisa.

Esta Chamada visa a organização de dois workshops concebidos por pesquisadores do Estado Livre da Baviera em cooperação com pesquisadores do Estado de São Paulo. Poderão ser convidados a participar dos workshops pesquisadores em início de carreira e estudantes de doutorado que estejam prestes a defender sua tese. O objetivo principal dos workshops deverá ser a construção de vínculos para futuras colaborações e o avanço na carreira dos pesquisadores do Estado da Baviera e do Estado de São Paulo.

As propostas dos dois workshops deverão ser concebidas conjuntamente por dois pesquisadores sênior, sendo um deles vinculado a uma instituição de ensino superior e pesquisa do Estado da Baviera e um deles vinculado a uma instituição de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo.

Um dos workshops deverá acontecer nas dependências da instituição sede no Estado de São Paulo, Brasil, e o outro nas dependências da respectiva instituição sede no Estado da Baviera, Alemanha, como contrapartida destas instituições. Os dois workshops deverão ser apresentados em inglês.

Os proponentes do Estado de São Paulo devem apresentar suas propostas de acordo com as normas para Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica (www.fapesp.br/156) e conforme diretrizes abaixo.

2 ÁREAS DO CONHECIMENTO

A Chamada receberá propostas em todas as áreas do conhecimento.

3 MODALIDADE DE FOMENTO

Na FAPESP, esta chamada de propostas oferece financiamento através de Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica (www.fapesp.br/156), seguindo as mesmas normas e diretrizes da modalidade em fluxo contínuo, sem excepcionalidades.

4 PARTICIPANTES DOS WORKSHOPS

Poderão participar de cada workshop até 40 (quarenta) pessoas, conforme distribuição abaixo:

  • 2 (dois) coordenadores dos workshops: um do Estado de São Paulo e um do Estado da Baviera.

O pesquisador do Estado de São Paulo será responsável por enviar a proposta à FAPESP e o pesquisador do Estado da Baviera será responsável por enviar a mesma proposta, concebida conjuntamente por ambos, à BAYLAT. Além disso, serão responsáveis pelo desenvolvimento do tema e do conteúdo dos eventos.

Cada coordenador poderá indicar até dois pesquisadores sênior para agir como mentores dos workshops.

Caso a proposta seja recomendada, os coordenadores dos workshops também serão responsáveis por selecionar os participantes do evento (pesquisadores em início de carreira e estudantes de doutorado prestes a defender tese).

  • 4 (quatro) mentores dos workshops: dois do Estado de São Paulo e dois do Estado da Baviera.

Os pesquisadores indicados pelos coordenadores do workshop deverão agir como mentores dos pesquisadores em início de carreira/estudantes de doutorado prestes a defender tese durante o evento, dividindo sua experiência e conhecimento. Idealmente, deverão também permanecer em contato com estes participantes após o término dos workshops, afim de estabelecer contatos de parceria.

  • Aproximadamente 34 (trinta e quatro) pesquisadores em início de carreira OU estudantes de doutorado que estejam prestes a defender tese: no máximo 17 do Estado de São Paulo e no máximo 17 do Estado da Baviera, a serem selecionados após a recomendação da proposta.

5 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

5.1 Pesquisadores elegíveis para submissão da proposta

São considerados elegíveis para submissão de propostas pesquisadores que atendam aos seguintes requerimentos:

  • Possuir título de doutor ou qualificação equivalente;

  • Possuir expressiva produção científica ou tecnológica;

  • Possuir vínculo empregatício com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo;

    • A FAPESP poderá aceitar, em determinadas condições, vínculos que não sejam empregatícios, mas comprovem solidez na dedicação acadêmica à Instituição de Pesquisa do Estado de São Paulo. Nesses casos, antes da submissão da proposta, deve ser apresentada consulta à Diretoria Científica da FAPESP, através do e-mail chamada-baylat@fapesp.br, informando:

      • A natureza do vínculo institucional;

      • Quantidade de horas semanais de dedicação à pesquisa implicadas no vínculo;

      • A fonte de recursos para o pagamento;

      • Duração do referido vínculo.

    • Professores aposentados, com vínculo com a USP, UNICAMP e UNESP devem apresentar documento comprobatório do tipo de vínculo.

  • Ser atualmente ou já ter sido Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal de auxílios à pesquisa FAPESP em pelo menos uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) ou Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Os proponentes deverão, obrigatoriamente, agir como coordenadores dos workshops.

5.2 Elegibilidade para participação nos workshops

São considerados elegíveis para a posição de mentores dos workshops pesquisadores que atendam aos mesmos requisitos estabelecidos para os coordenadores do workshop (item 5.1 acima), a serem indicados por estes no momento da submissão da proposta na aba “Pessoas envolvidas” do SAGe.

Após análise e recomendação da proposta, os coordenadores dos workshops serão responsáveis por recrutar os demais participantes dos eventos. São considerados elegíveis para participação nos workshops pesquisadores em início de carreira e estudantes de doutorado que atendam aos seguintes requerimentos:

  • Os pesquisadores em início de carreira que participarem dos workshops deverão ter obtido seu título de doutorado há menos de dez anos;

  • Estudantes de doutorado que participarem dos workshops devem ter defesa de tese agendada para até um ano após a data do primeiro workshop. Os doutorandos deverão apresentar uma declaração de sua instituição ou de seus orientadores atestando que estão em fase de conclusão da tese;

  • Todos os participantes recrutados pelo coordenador do Estado de São Paulo devem possuir vínculo com instituição de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo;

  • Apenas 1/3 (um terço) do total de participantes poderão ser vinculados à mesma instituição de ensino superior e pesquisa dos coordenadores dos workshops ou dos mentores dos workshops, ou seja, 2/3 (dois terços) dos participantes recrutados deverão ser vinculados a instituição diferente das dos coordenadores e dos mentores;

  • Pesquisadores e estudantes recrutados com auxílio ou bolsa FAPESP vigentes deverão utilizar os Benefícios Complementares ou a Reserva Técnica de bolsa para participação no evento;

  • Os participantes deverão demonstrar domínio suficiente de inglês para participar dos workshops.

6 CONTEÚDO DOS WORKSHOPS

O conteúdo dos workshops deverá ser desenvolvido conjuntamente pelos coordenadores dos workshops e deverá refletir o objetivo do programa em construir contatos para futuras colaborações e o avanço na carreira dos pesquisadores das duas localidades.

Espera-se que os programas dos workshops contenham:

  • Diretrizes do workshop;

  • Sessões interativas, com participantes encorajados a dividir seu conhecimento, experiências e ideias;

  • Sessões interativas em que os coordenadores e mentores poderão dividir sua expertise;

Sugestão de sessões:

  • Palestras formais dos coordenadores e mentores;

  • Sessões em que os participantes poderão apresentar sua linha de pesquisa (em formato de pôster ou apresentação oral);

  • Sessões para networking, em que os participantes poderão interagir e explorar oportunidades para colaborações (por exemplo, speed-networking sessions);

  • Panorama das pesquisas e oportunidades de financiamento: uma breve introdução sobre como a pesquisa é desenvolvida no Estado da Baviera/Alemanha e no Estado de São Paulo/Brasil – como ela pode ser financiada, tamanho, pontos fortes, atividades de colaboração internacional, relação com as empresas;

  • Dependendo da área de pesquisa ou tema do workshop, os coordenadores podem incluir uma sessão com empresas parceiras ou outros parceiros não acadêmicos para uma palestra sobre colaboração entre estes setores;

  • Atividades de engajamento público;

  • Atividades culturais;

  • Visitas às dependências das instituições de ensino superior ou pesquisa pertinentes.

7 CRONOGRAMA

Anúncio da chamada nos sites da FAPESP e da BAYLAT

25 de julho de 2018

Data limite para submissão de propostas

08 de outubro de 2018

Data prevista para divulgação das propostas selecionadas

17 de dezembro de 2018

Data do primeiro workshop

Entre 01 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2019

Data do segundo workshop

Entre 01 de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2020

8 ITENS FINANCIÁVEIS PELA FAPESP

Os recursos necessários para a organização dos workshops deverão ser distribuídos de forma balanceada entre a FAPESP e a BAYLAT.

São itens financiáveis pela FAPESP nesta oportunidade, conforme estabelecido no item 8 das normas de Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica (www.fapesp.br/156):

  • Passagem individual ou transporte coletivo;

  • Diárias;

  • Serviços de Terceiros, tais como: despesas de correspondência e publicações de programas e de resumos (somente quando se tratar de eventos no Estado de São Paulo);

  • Seguro-saúde para palestrantes estrangeiros, conforme valor vigente (www.fapesp.br/2921).

9 ITENS NÃO FINANCIÁVEIS PELA FAPESP

Conforme estabelecido no item 9 das normas de Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica (www.fapesp.br/156, a FAPESP não concederá recursos para pagamento de:

  • Custos de secretaria e serviços auxiliares;

  • Locação de imóveis;

  • Materiais audiovisuais;

  • Tradução simultânea e material permanente;

  • Coquetéis, jantares e coffee-break;

  • Programas sociais ou turísticos;

  • Contratos com empresas especializadas em eventos;

  • Publicação de anais;

  • Taxa de inscrição em eventos.

10 PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DA PROPOSTA

A data limite para submissão de propostas é 08 de outubro de 2018.

A proposta deverá ser submetida pelo pesquisador do Estado de São Paulo (que exercerá a função de coordenador dos workshops) exclusivamente na plataforma SAGe – Sistema de Apoio à Gestão: www.fapesp.br/sage. Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP.

As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

10.1 Instruções específicas para submissão através do SAGe

  • É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta do Estado de São Paulo seja cadastrado no sistema SAGe:

  • Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente realiza-lo acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em “Sem cadastro?” e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

  • Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem acessar o SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema;

  • Na página inicial selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido”, a opção Nova Proposta Inicial;

  • O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento / Divulgação”, o qual inclui a seção “Chamadas Vigentes”:

    • BAYLAT – Bavarian Academic Center for Latin America

  • Incluir a proposta em colaboração e a partir da página seguinte inserir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

  • Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “ * ”. É necessário submeter a proposta ao final do preenchimento. Proposta salva não significa proposta submetida. Ao submeter corretamente uma proposta será gerado um número de processo;

  • No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores;

Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações (11 3838-4000). Atenção para o Cronograma da Chamada (item 07).

11 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre as instituições de vínculo do pesquisador do Estado de São Paulo e do Estado da Baviera, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início dos workshops. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

12 MAIS INFORMAÇÕES

FAPESP: Todas as questões relacionadas à presente chamada de propostas deverão ser enviadas pelos pesquisadores do Estado de São Paulo à FAPESP para Ana Paula Yokosawa, e-mail: chamada_baylat@fapesp.br

BAYLAT: Todas as questões relacionadas ao conteúdo desta chamada deverão ser enviadas para Dipl. Pol. Luise Freitag, e-mail: baylat-fapesp@fau.de. Todas as questões relacionadas ao orçamento desta chamada deverão ser enviadas para Galina Novkova, e-mail: baylat-fapesp@fau.de