English version

Trans-Atlantic Platform (T-AP) Social Innovation Call for Proposals (CfP) - 2018

Orientações aos proponentes do Estado de São Paulo

• Chamada geral em inglês, como publicada no site da TAP site da T-AP

Guidelines para os pesquisadores do Estado de São Paulo, solicitando financiamento à FAPESP

 

Sumário

 

Data final para apresentação de propostas completas na FAPESP:

14 de fevereiro de 2019

Modalidade de Fomento:

Auxílio a Pesquisa  Regular

Duração máxima do projeto:

36 meses

Submissão:

Via SAGE

Elegibilidade:

Segundo as normas da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular (Item 4.2)

Prazo para divulgação dos resultados:

Setembro de 2019

Link na chamada no Portal T-AP:

www.transatlanticplatform.com/social-innovation/ 


 

1. Introdução

1.1 A Plataforma Transatlântica (T-AP) é uma colaboração entre os principais órgãos financiadores de ciências humanas e sociais na Europa e nas Américas. A T-AP visa melhorar a colaboração de pesquisa transnacional e identificou uma série de desafios comuns e áreas estratégicas prioritárias onde essa colaboração trará valor agregado.

1.2 Esta chamada é apoiada por agências financiadoras de pesquisa presentes em diferentes países, como: Brasil, Canadá, Polônia, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido.

2. Áreas do conhecimento 

2.1 A Chamada FAPESP/TAP Social Innovation receberá propostas nas áreas temáticas indicadas na Chamada de Propostas Completa, item 1.

3. Modalidade 

3.1 Na FAPESP, as propostas submetidas nesta chamada deverão seguir as normas e orientações, incluindo aquelas relacionadas à elegibilidade da modalidade disponível em www.fapesp.br/137 e as excepcionalidades descritas no item 4.3 abaixo.

4. Orientações aos interessados em submeter propostas

4.1 Consulta de elegibilidade

a) Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas nesta Chamada, devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.

b) Após a consulta a FAPESP irá responder aos proponentes, emitindo uma Carta de Elegibilidade (válidas apenas para Pesquisadores Responsáveis no estado de São Paulo, e somente para esta Chamada). Os proponentes considerados elegíveis deverão anexar a referida Carta de Elegibilidade quando da submissão da proposta completa no SAGe.

c) Apenas pesquisadores considerados elegíveis poderão submeter propostas nesta Chamada.

d) Atenção: Consultas de elegibilidade serão respondidas em até 20 dias. Considerando o referido prazo, bem como o deadline da chamada (14 de Fevereiro 2019), nenhuma consulta enviada após o dia 20 de janeiro será respondida.

e) As consultas de elegibilidade devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail: chamada-tap-social@fapesp.br, contendo as seguintes informações:

(i) Súmula Curricular do Pesquisador do Estado de São Paulo em inglês (conforme descrito em www.fapesp.br/sumula)

(ii) Nome dos Pesquisadores Parceiros e suas respectivas Instituições de vínculo

(iii) Título, modalidade de fomento e duração da proposta a ser submetida

(iv) Orçamento total previsto a ser solicitado para FAPESP

(v) Tempo estimado de dedicação ao projeto pelo Pesquisador do Estado de SP (horas/semana)

4.2 Instruções sobre a preparação das propostas de pesquisa

a) Além das diretrizes dispostas nesta Chamada, os pesquisadores do Estado de São Paulo deverão seguir as normas e orientações desta Fundação para a submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa  Regular.

b) Para financiamento nessa Chamada, cada proposta deverá envolver pelo menos três pesquisadores elegíveis, sendo pelo menos um do Estado de São Paulo e dois de outros países participantes da Chamada, indicados no item 1.2 dessas guidelines.

c) O projeto de pesquisa, que é parte integrante da proposta, deverá ser concebido e escrito em conjunto pelos proponentes do Estado de São Paulo e pelos pesquisadores participantes da proposta.

d) A data limite para submissão de propostas à FAPESP e no portal da T-AP é 14 de fevereiro de 2019.

4.3 Exceções à norma FAPESP

a) Em adição às normas da FAPESP, excepcionalmente para esta Chamada de Propostas:

(i) A duração do Auxílio Pesquisa – Regular poderá ser de até 36 meses.

(ii) Será permitida a inclusão de uma bolsa de pós-doutorado.

(iii) O orçamento total solicitado à FAPESP em Auxílios Regulares, incluindo os itens de Reserva Técnica (Parcela para Custos de Infraestrutura Direta do Projeto, Benefícios Complementares e Reserva Técnica de Importação - se houver - www.fapesp.br/137#4776) e eventuais bolsas, será de no máximo R$ 100.000,00 por ano (total de R$300.000,00 por projeto).

(iv) O projeto de pesquisa a ser desenvolvido conjuntamente deverá ser elaborado seguindo as normas que constam no texto da Chamada de Propostas Completa (itens 7 a 7.4).

4.4 Submissão

a) As propostas deverão ser submetidas pelo Pesquisador Responsável no Estado de São Paulo à FAPESP e pelo “Pesquisador Líder” no portal da TA-P, conforme instruções disponíveis no item 6 da Chamada de Propostas.

b) O Pesquisador do Estado de São Paulo só poderá fazer uma submissão de proposta de pesquisa no âmbito dessa Chamada.

c) A apresentação das propostas para a FAPESP só será aceita via SAGe (link de submissão será enviado aos pesquisadores considerados elegíveis).

d) Todos os documentos obrigatórios solicitados pelo SAGe devem ser enviados no momento da submissão da proposta.

e) Propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

f) Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação, a não ser aqueles explicitamente e formalmente solicitados pela FAPESP ou pelas agências financiadoras dessa Chamada;

g) As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações não serão qualificadas para análise.

4.5 Propriedade Intelectual

a. Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador parceiro e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e instituições sede. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

5. Cronograma

Lançamento da Chamada

Outubro de 2018

Data limite para consulta de elegibilidade na FAPESP

20 de Janeiro de 2019

Data limite para submissão das propostas

14 de Fevereiro de 2019

Anúncio dos resultados

Setembro de 2019

Início dos Projetos aprovados

Novembro/Dezembro 2019

6. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: Bruna Musa - Gerente de Área Científica. E-mail: chamada-tap-social@fapesp.br

T-AP: Crystal Sissons. E-mail: crystal.sissons@sshrc-crsh.gc.ca