Notícias

Edital apoia pesquisa colaborativa entre São Paulo e Rio Grande do Sul

Edital apoia pesquisa colaborativa entre São Paulo e Rio Grande do Sul Chamada abrange todas as áreas do conhecimento e inclui temas como manufatura avançada, inteligência artificial e armazenamento de energia, entre outros (foto: Léo Ramos Chaves/ revista Pesquisa FAPESP)

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O objetivo é incentivar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo. 

Por meio da chamada serão selecionadas propostas de pesquisa com duração de 24 meses, que sejam conduzidas por pesquisadores responsáveis provenientes de cada um dos estados. A chamada abrange todas as áreas do conhecimento, sendo que as propostas devem considerar o uso de conhecimentos avançados em pelo menos um dos seguintes temas: Manufatura Avançada; Inteligência Artificial; Computação em Nuvem; Software e Hardware; IoT – Internet das Coisas; Materiais Avançados; Eletrônica e Ótica Avançada; Biotecnologia; Sistemas de Geração, Armazenamento e Recuperação de Energia; e Dispositivos Web e Comunicação Móvel.

Os projetos colaborativos serão apoiados conjuntamente por FAPESP e FAPERGS, sendo que os aportes de recursos serão proporcionais ao esforço em pesquisa em cada estado. Os projetos serão avaliados  segundo os critérios de análise de cada uma das FAPs e também quanto à sua contribuição ao avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.

O proponente do Estado de São Paulo deve atender aos requisitos de elegibilidade da modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular (APR) da FAPESP. Para esta chamada são considerados elegíveis inclusive aqueles proponentes que sejam beneficiários (Pesquisadores Responsáveis ou Principais) de projetos vigentes na FAPESP nas modalidades Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático, PITE (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica), CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e, excepcionalmente, nas modalidades APR ou JP (Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores). 

A data limite para envio de propostas é 15 de julho. As propostas devem ser submetidas exclusivamente via internet, por meio dos respectivos sistemas de envio de formulários de cada FAP – SigFapergs para pesquisadores gaúchos e SAGe para os paulistas. Ambos proponentes, porém, devem acessar o sistema do estado parceiro e efetuar o cadastro para que sejam indicados na proposta como membro da equipe.

A chamada está disponível no link: www.fapesp.br/12876

 
Para esta chamada são considerados elegíveis inclusive aqueles proponentes que sejam beneficiários
 

Página atualizada em 11/06/2019 - Publicada em 27/05/2019