Chamadas de Propostas

Chamada conjunta FAPESP-Université de Lyon 2020 English version

Aviso: no dia 19/06/2020 as datas de anúncio de resultados foi postergada para 28 de outubro de 2020.

Aviso: A chamada tem um novo cronograma, com ampliação do prazo de submissão de propostas.


SUMÁRIO

Lançamento da chamada: 28 de fevereiro de 2020
Prazo para recebimento de propostas: 30 de abril de 2020
Divulgação dos resultados: 28 de outubro de 2020
Modalidade de Apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Duração máxima dos projetos: 24 meses
Submissão: Para UdL (por e-mail) e para a FAPESP (via SAGe)
Elegibilidade: Pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa do estado de São Paulo
Contatos:
- FAPESP: chamada-udl@fapesp.br
- Université de Lyon: international.office@universite-lyon.fr



1. Introdução

A FAPESP e a Université de Lyon, da França anunciam uma chamada para propostas colaborativas de pesquisa. O objetivo é promover e fortalecer a colaboração entre pesquisadores vinculados à Université de Lyon e vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do estado de São Paulo. Os proponentes interessados em submeter propostas conjuntas deverão seguir as orientações descritas a seguir.

2. Temas do conhecimento cobertas nesta Chamada

Esta Chamada receberá propostas em todos os temas científicos.

Sem restringir os temas cobertos pela chamada, serão priorizadas propostas nos seguintes temas:

1. Inteligência Artificial (machine learning, ciência de dados);

2. Fotônica

3. Escoamento turbulento e partículas

4. Democracia e sociedade moderna

5. Questões urbanas

6. Saúde, ecologia e o meio ambiente

7. Contribuições de ciências sociais e humanidades são fortemente encorajadas

3. Financiamento

FAPESP e UDL co-financiarão os projetos de pesquisa aprovados e o valor máximo a ser apoiado em cada projeto será de EUR100.000, incluindo a parte da França e a do estado de São Paulo.

Na FAPESP, as propostas tramitarão seguindo as regras de financiamento relativas à modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/apr#12).

O financiamento de UDL será enviado em Euros para a instituição do Pesquisador Principal da França, membro do consórcio IDEXLYON.

Os recursos concedidos em cada projeto deverão ser utilizados durante seus dois anos de vigência.

O valor total disponível nesta chamada de propostas é de EUR700.000.

4. Critérios de Elegibilidade

4.1 Proponentes de UDL e do estado de São Paulo devem atender satisfatoriamente aos critérios de elegibilidade de UDL e da FAPESP, respectivamente:

a) Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/apr), incluindo as regras de elegibilidade para esta modalidade. São considerados elegíveis pela FAPESP para submeter proposta nesta Chamada como Pesquisadores Responsáveis pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa do estado de São Paulo.

b) São considerados elegíveis pela UDL para submeter proposta nesta Chamada como Pesquisadores Responsáveis pesquisadores com vínculo empregatício permanente em uma as instituições membro do consórcio IDEXLYON.

4.2.As propostas devem almejar o princípio de reciprocidade das qualificações acadêmicas das equipes que participarão das atividades de intercâmbio.

5. Calendário

Chamada publicada nos sites da FAPESP e da Université de Lyon

28 de fevereiro de 2020

Data limite para recebimento de propostas:

30 de abril de 2020

Data prevista para divulgação dos resultados:

28 de outubro de 2020


6. Procedimentos para elaboração de propostas para a FAPESP

6.1 Na FAPESP, as propostas tramitarão segundo as normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular (www.fapesp.br/apr).

6.2 Cada proposta deverá incluir um projeto de pesquisa concebido e escrito em conjunto pelos dois proponentes. O projeto de pesquisa deve conter uma descrição clara e objetiva da colaboração planejada (distribuição de tarefas e métodos de implementação), além do que se espera ganhar com a colaboração. O projeto de pesquisa deve ser escrito em língua inglesa e deve ter no máximo 15 páginas.

6.3 Formulário com o orçamento solicitado à FAPESP e à UDL (modelo aqui), a ser anexado na lista de Documentos no SAGe;

6.4 O orçamento solicitado à FAPESP deve atender às normas e orientações da modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular em relação aos itens financiáveis.

6.5 Todos os documentos e formulários solicitados na plataforma SAGe para submissão de Auxílio à Pesquisa Regular. Por favor consulte o SAGe com antecedência.

6.6 Importante: O PR de UDL também deverá criar um login completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe através da opção “Not Registered?”. Apenas os campos de dados indicados como “ * ” são obrigatórios, incluindo anexação de um documento com foto. Após ser indicado na proposta como membro da equipe, o PR de UDL deve confirmar, via SAGe, sua participação no projeto.

7. Procedimentos para elaboração de propostas para Université de Lyon

Pesquisadores Principais de UDL devem fazer a submissão de propostas à equipe do Escritório Internacional, por e-mail, para international.office@universite-lyon.fr. A proposta deve conter:

a) Formulário de Proposta de Pesquisa, identificando os Pesquisadores Responsáveis de UDL e do Estado de São Paulo, incluindo o Projeto de Pesquisa (o mesmo descrito no item 6.2 desta chamada) e uma carta formal de aprovação assinada pelo Diretor do laboratório/instituto/departamento do PR da França;

b) Planilha de orçamento solicitada (item 6.3 acima). O pedido de orçamento eve seguir as regras de financiamento da Agence Nationale de la Recherche.

8. Instruções sobre a submissão das propostas de pesquisa

8.1 As propostas deverão ser submetidas até o dia 30 de abril de 2020, para a FAPESP pelo PR de São Paulo e para UDL pelo PR da França.

a Na FAPESP as propostas deverão ser submetidas exclusivamente no SAGe (www.fapesp.br/sage)

b. Na UDL a proposta deve ser submetida no Escritório Internacional da Université de Lyon (international.office@universite-lyon.fr).

8.2 Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem qualquer adendo ou explicação a não ser aqueles explicita e formalmente solicitados pela FAPESP ou por UDL;

a. Não serão aceitas propostas submetidas por outros meios.

9. Análise e Seleção

9.1 Cada Parte selecionará as propostas de acordo com seus procedimentos. Somente propostas aprovadas por ambas as Partes serão financiadas.

9.2 O critério de avaliação inclui, além dos procedimentos de análise habituais de cada Parte:

  • Qualidade científica e grau de inovação do plano de pesquisa

  • Viabilidade do plano de pesquisa

  • Competência e Expertise dos proponentes de ambos os países

  • Valor gerado pela colaboração bilateral

  • Temas listados no item 2 acima serão priorizados

9.3 As propostas que não estejam em conformidade com os termos das presentes orientações, não serão qualificadas para análise.

10. Propriedade Intelectual

Em caso de aprovação, um Termo de Compromisso (“Letter of Agreement” ou “Memorandum of Understanding”) deverá ser firmado entre a Instituição de vínculo do pesquisador na França e a Instituição de vínculo do Pesquisador do Estado de São Paulo, no qual se especificará como os direitos de propriedade intelectual, de confidencialidade e de publicações serão tratados em conjunto, respeitando as políticas de propriedade intelectual de cada agência financiadora e das instituições sede da pesquisa. Espera-se que os custos relativos à gestão de propriedade intelectual sejam acordados entre as instituições de pesquisa antes do início da mesma. A apresentação deste documento (“Letter of Agreement”) é obrigatória e deverá ocorrer antes da assinatura do Termo de Outorga nos casos de financiamento pela FAPESP.

11. Relatórios para UDL (para propostas aprovadas)

Os seguintes documentos deverão ser enviados pelo PR da França ao UDL:

  • Atividades anuais e relatórios financeiros

  • Obrigatório divulgar o apoio financeiro da FAPESP e UDL IDEXLYON;

  • Envio de um relatório final de atividades que inclua os maiores benefícios e perspectivas do projeto no máximo um mês após o término das atividades (até 15 de dezembro de 2021)

  • Envio de um relatório financeiro no máximo um mês após o término das atividades (até 15 de dezembro de 2021)

  • Relatórios devem ser submetidos ao UDL

12. Mais informações

Todas as questões relacionadas à presente Chamada de propostas devem ser enviadas para:

FAPESP: chamada-udl@fapesp.br

UDL: international.office@universite-lyon.fr


Página atualizada em 19/06/2020 - Publicada em 28/02/2020