Convênios e acordos de cooperação
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia
O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia prevê a criação de dezenas de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) espalhados pelo país que funcionarão de forma multicêntrica, sob a coordenação de uma instituição-sede que já tenha competência em determinada área de pesquisa.
O programa é conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a FAPESP e com as fundações de amparo à pesquisa estaduais. O apoio da FAPESP permitiu a ampliação dos recursos federais investidos em São Paulo para criação de institutos.
Os projetos aprovados têm as características dos Projetos Temáticos da FAPESP, modalidade que se destina a apoiar propostas de pesquisa com objetivos suficientemente ousados, que justifiquem maior duração e maior número de pesquisadores participantes.
Selecionadas em âmbito internacional, as propostas foram avaliadas por pesquisadores ad hoc especializados em cada uma das áreas de pesquisa dos projetos contemplados.
Acordo de cooperação entre FAPESP e CNPq (assinado em 17 de maio de 2017, com validade de seis anos)
Acordo de cooperação entre FAPESP e CNPq (2013-2016)
Acordo de cooperação entre FAPESP e CNPq (2008-2013)
Edital INCT – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014
-
Informações FAPESP quanto ao edital Projetos de pesquisa selecionados em chamadas conjuntas com a FAPESP
-
Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia em São Paulo (lista dos projetos aprovados)