Notícias

FAPESP redefine normas para Auxílio à Publicação English version

Critérios para concessão de financiamento de artigos, livros no Brasil e no exterior foram reorganizados e atualizados

A FAPESP concluiu uma ampla revisão nas normas para concessão de Auxílio à Publicação, aprovada em reunião do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fundação em 10 de novembro. Uma das principais novidades é que não serão mais financiadas publicações de periódicos.

O Auxílio à Publicação continua a oferecer financiamento para a publicação de artigos e livros, no Brasil e no exterior, que exponham resultados de pesquisa realizada por pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente e que possua vínculo empregatício com uma instituição de pesquisa no estado de São Paulo, pública ou privada.

No caso de publicação de artigos, a nova norma limita o valor do Auxílio a R$ 12 mil. Casos excepcionais, que necessitem de valores superiores, devem ser muito bem justificados em termos da qualidade e relevância do artigo e do periódico onde será publicado.

A FAPESP apoiará a publicação de livros no Brasil que exponham resultados originais e inéditos de pesquisa. Solicitações de publicação de livros que não exponham resultados de pesquisa apoiada pela Fundação poderão ser analisadas apenas em casos com alto grau de excepcionalidade, mediante justificativa detalhada.

O financiamento de livros publicados no exterior poderá ser de trabalho inédito ou para a tradução da obra já publicada no Brasil, desde que considerada de interesse atual pela FAPESP.

Para solicitar o Auxílio à Publicação será preciso apresentar dois novos documentos. O primeiro com informações sobre o Auxílio ou Bolsa cujos resultados da pesquisa deram origem ao artigo científico ou livro a ser publicado. No outro documento deve estar a relação dos autores e coautores da obra ou do artigo objeto do Auxílio.

As novas normas trazem de forma mais detalhada o passo a passo da descrição do processo de análise e seleção das propostas submetidas nesta modalidade de apoio. A análise é realizada em cinco etapas e envolve a participação de assessores ad hoc, membros da Coordenação de Área e da Coordenação Adjunta da Diretoria Científica da FAPESP.

As normas do Auxílio à Publicação podem ser acessadas na página www.fapesp.br/auxilios/publicacoes.


Página atualizada em 19/11/2021 - Publicada em 19/11/2021