Notícias

FAPESP lança chamada do PIPE com BIOTA, BIOEN e Mudanças Climáticas

Serão apoiados projetos no âmbito do PIPE - Transferência de Conhecimento, voltados à pesquisa de soluções inovadoras em temas de interesse dos programas

A FAPESP anuncia uma chamada de propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito do PIPE - Transferência de Conhecimento (TC), Fases 1 e 2, voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas em parceria com instituições de pesquisa, em temas de interesse dos programas BIOTA (Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade), BIOEN (Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia) e PFPMCG (Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais).
Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas com até 250 empregados com unidade de pesquisa no estado de São Paulo.

A empresa poderá ser constituída após a aprovação do mérito da proposta. Neste caso, a concessão da proposta ficará condicionada à constituição formal da empresa.

O projeto deve ser realizado necessariamente em parceria com instituição de ensino superior ou de pesquisa no estado de São Paulo.

O valor total a ser solicitado à FAPESP será de até R$ 300 mil para Fase 1 e de até R$ 1 milhão para Fase 2, sendo que pelo menos 30% e no máximo 50% do orçamento solicitado deverão ser alocados na Instituição de pesquisa parceira.

O financiamento solicitado à FAPESP deverá seguir o disposto nas normas do PIPE-TC.

Além dos recursos financeiros oferecidos, as equipes das propostas selecionadas serão elegíveis à participação no PIPE Empreendedor

A data limite para submissão das propostas no SAGe é 28 de novembro de 2022.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/15535


Página atualizada em 08/09/2022 - Publicada em 15/06/2022