Notícias

FAPESP lança chamada PIPE-TC – Centros

Será apoiado o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas em temas relacionados aos tratados pelos centros financiados pela FAPESP


A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito do PIPE - Transferência de Conhecimento, Fases 1 e 2 Direta.

Os projetos deverão estar voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas em parceria com instituições de pesquisa, em temas relacionados aos tratados pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), e Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD).

A Fase 1 corresponde à Análise de Viabilidade Econômica e Técnico-Científica e, a Fase 2, ao Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa e de Prova de Conceito.

Os temas de interessa da chamada devem estar relacionados às pesquisas em foco nos centros financiados pela FAPESP.

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas com até 250 empregados com unidade de pesquisa no estado de São Paulo, que sejam spin-off dos Centros (CEPID, CPE, CPA ou CCD) FAPESP.

A empresa poderá ser constituída após a aprovação do mérito da proposta. Neste caso, a concessão da proposta ficará condicionada à constituição formal da empresa.

O valor total a ser solicitado à FAPESP será de até R$ 300 mil para a Fase 1 e de até R$ 1,5 milhão para a Fase 2, sendo que pelo menos 30% e no máximo 50% do orçamento solicitado deverão ser alocados na instituição de pesquisa parceira. O restante do orçamento será executado pela empresa, que deverá desenvolver internamente sua parte das atividades de pesquisa.

A proposta deverá seguir as características do PIPE-TC, conforme normas disponíveis em https://fapesp.br/pipetc. Cada proposta deve ser submetida no SAGe e deve conter os itens e documentos indicados no sistema.

Além dos recursos financeiros oferecidos, as equipes das propostas selecionadas serão elegíveis à participação no PIPE Empreendedor.

A seleção das propostas será realizada em duas etapas: enquadramento e análise de mérito. Na etapa de enquadramento serão verificados os requisitos de elegibilidade e a adequação dos documentos submetidos. Propostas com documentos incompletos ou insuficientes para análise de mérito não serão enquadradas.

A análise de mérito será realizada usando-se pareceres das Coordenações de Área e Adjuntas da FAPESP, de acordo com os critérios para seleção de projetos do âmbito do PIPE.

A FAPESP divulgará o resultado (aprovação ou não) enviando a cada proponente os pareceres técnicos. Os pareceres podem ser úteis para o aperfeiçoamento da proposta, seja ela aprovada ou não. A avaliação poderá compreender apresentações, entrevistas e/ou visitas à empresa sede do projeto.

Para a chamada, não serão recebidas solicitações de reconsideração. A data limite para submissão das propostas no SAGe é 31 de julho de 2023.

A chamada está publicada em: https://fapesp.br/15994.


Página atualizada em 04/04/2023 - Publicada em 04/04/2023