Notícias

Edital Comunicar Ciência recebe propostas até 29 de janeiro

Edital Comunicar Ciência recebe propostas até 29 de janeiro

Parceria da FAPESP com o Canal Futura concederá bolsas para treinamento em comunicação sobre ciência


O prazo para recebimento de propostas no Edital Comunicar Ciência, parceria da FAPESP com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, foi ampliado para 29 de janeiro de 2024.

O edital selecionará propostas e concederá bolsas na modalidade Jornalismo Científico I, no âmbito do Programa Mídia Ciência, para estudantes de graduação, em qualquer área do conhecimento, desenvolverem podcast, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagem ou reportagem escrita sobre projetos científicos.

As propostas de trabalho e os nomes dos bolsistas devem ser submetidos por um pesquisador principal de Auxílio à Pesquisa de uma das seguintes modalidades: Projeto Temático, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs), Centros de Ciências para o Desenvolvimento (CCDs), SPEC, Projeto Inicial (PI), Projeto Geração ou Jovem Pesquisador.

Os bolsistas selecionados participarão de jornada formativa on-line sobre técnicas de produção de materiais multimídia oferecida pelo Canal Futura. Os produtos desenvolvidos integrarão o acervo da co.educa – midiateca de ciência e tecnologia para professores e alunos do Ensino Básico –, a ser lançada em breve pela FAPESP e Fundação Roberto Marinho –, além de serem veiculados nas multitelas do Canal Futura e nas plataformas de comunicação da FAPESP.

Os pesquisadores responsáveis de cada Auxílio à Pesquisa elegível neste edital procurarão identificar as duplas candidatas às bolsas entre os estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Estado de São Paulo.

A FAPESP também oferece aos estudantes a oportunidade de identificar projetos de pesquisas e respectivos responsáveis, para que possam manifestar seu interesse em participar do Edital Comunicar Ciência. As informações que propiciarão este encontro estão disponíveis no endereço https://fapesp.br/comunicarciencia.

O Edital Comunicar Ciência está disponível em https://fapesp.br/comunicarciencia/edital.


Página atualizada em 23/01/2024 - Publicada em 23/01/2024