INCT

INCT em Óptica e Fotônica

Missão

A missão deste novo Instituto é a de desenvolver ciência fundamental e aplicada, avançar a tecnologia na área da óptica, além de promover uma ampla colaboração interdisciplinar que possibilita modernização e desenvolvimento em diversos locais e setores técnico-científicos do país. Além disso, dará continuidade a um extenso programa de colaboração internacional que permitirá a constante atualização dos pesquisadores com os mais recentes avanços nos tópicos desenvolvidos neste Instituto.

Um agressivo programa de educação permitirá levar formação científica a todos os níveis educacionais. A experiência adquirida neste ramo coloca a equipe deste INCT em situação privilegiada para garantir o sucesso destes esforços. Programas especiais permitem motivar estudantes a se tornarem envolvidos com ciências em estágios iniciais de sua formação.

Programas de transferência de tecnologia também tem alta prioridade dentro de nossas atividades, alimentando uma cadeia produtiva de empresas de alta tecnologia em óptica já estabelecidas em São Carlos e que mantêm colaboração estreita com as pesquisas dentro do INCT.

Um dos objetivos mais relevantes será a realização de um intercâmbio interno de alunos de pós-graduação. Todos os alunos pertencentes às unidades que fazem parte desta proposta poderão ter acesso à infra-estrutura e equipamentos dos vários laboratórios envolvidos. Com isto, gera-se uma real cooperação nacional e o sinergismo necessário para que toda infraestrutura existente possa ser amplamente utilizada. Além disso, esta atitude deverá promover a verdadeira integralização a nível nacional de todas as instituições envolvidas.

Esta miscigenação, em nível de pós-graduação, também criará a oportunidade de um verdadeiro compartilhamento de experiências e qualidades. Estudantes da Bahia terão a sua disposição toda a infra-estrutura de São Paulo, enquanto os estudantes de São Paulo poderão usufruir do rico panorama de pesquisas nas áreas de saúde da Bahia. Isto deverá ocorrer praticamente em todas instituições deste INCT.


Página atualizada em 04/05/2022 - Publicada em 10/02/2009