Notícias

FAPESP e Inria lançam nova chamada English version

FAPESP e Inria lançam nova chamada FAPESP e Institut National de Recherche en Informatique et Automatique selecionam propostas de intercâmbio em tecnologia da informação e comunicação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da França (Inria)

A FAPESP e o Institut National de Recherche en Informatique et Automatique (Inria), da França, lançam nova chamada de propostas para intercâmbio de pesquisadores no âmbito do acordo de cooperação científica e tecnológica entre as instituições.

Serão aceitas propostas de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e sua aplicação em quaisquer áreas do conhecimento nas quais haja colaboração científica entre pesquisadores do Inria e de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas apoiadas receberão recursos para financiar missões envolvendo a ida de pesquisadores do Estado de São Paulo a instalações do Inria e a vinda de pesquisadores da instituição francesa a instituições paulistas.

Podem participar da chamada pesquisadores responsáveis ou principais de Auxílio à Pesquisa vigente na FAPESP dentre as modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático, Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid).

Pelo lado francês, podem participar pesquisadores e engenheiros do corpo científico do Inria e pesquisadores ou acadêmicos autorizados por sua instituição de origem a participar em projetos da instituição.

A FAPESP apoiará com recursos de até 10 mil euros anuais cada proposta selecionada. Os recursos oferecidos para as missões se destinam ao pagamento das passagens de ida e volta à França e ao pagamento de diárias.

Cada missão compreende a ida à França de pesquisadores principais do projeto FAPESP ou de seus alunos de pós-graduação e pós-doutorado, por um período de até um mês a cada oportunidade. A FAPESP concederá seguro-saúde pelo período aprovado.

Os pesquisadores que atuarem como visitantes serão considerados pelo organismo de recepção como “convidados”, devendo os mesmos se adequar às obrigações e regulamentos da instituição na qual serão recebidos.

As propostas poderão ser submetidas até o dia 1º de março de 2011. Cada proposta deve ser apresentada por um pesquisador do Estado de São Paulo à FAPESP simultaneamente à apresentação de proposta idêntica pelo pesquisador francês parceiro ao Inria.

Os documentos de submissão devem ser enviados em inglês e contemplar condições semelhantes às apresentadas pela equipe francesa.

Os laboratórios do Inria e seus projetos podem ser consultados em www.inria.fr/recherche/equipes/listes/alpha.en.html. Mais informações sobre a chamada no lado francês: www.inria.fr/medias/inria/documents/texte-de-l-appel-a-projets-bresil-2011.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos-inria
 


Página atualizada em 16/04/2013 - Publicada em 27/01/2011