Notícias

FAPESP e McMaster University divulgam resultado de chamada English version

FAPESP e McMaster University divulgam resultado de chamada Duas propostas de intercâmbio de pesquisadores entre o Estado de São Paulo e a Província de Ontario, no Canadá, foram selecionadas (McMaster)

A FAPESP e a McMaster University (Canadá) divulgam a relação de propostas aprovadas na chamada pública lançada em 2012 no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições. Foram aprovadas duas propostas.

A chamada de propostas de pesquisa em todas as áreas do conhecimento esteve aberta a pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo, em parceria com pesquisadores da Província de Ontario, Canadá.

A FAPESP e McMaster University destinarão o equivalente a 20 mil dólares canadenses por proposta por ano (o equivalente a 10 mil dólares canadenses de cada instituição) durante o período estabelecido no acordo para cobrir despesas de pesquisa incluindo as de mobilidade.

A FAPESP apoiará a aquisição de passagem aérea, seguro-saúde e despesas de manutenção para pesquisadores do Estado de São Paulo que visitem o Canadá. Pesquisadores da Província de Ontario, Canadá, com projetos selecionados na chamada serão apoiados pela McMaster University em despesas para o deslocamento ao Estado de São Paulo.

As propostas aprovadas foram: 

Pesquisadores Título do projeto
Beneficiário: Yury Alexander Pusep / Inst. Física de São Carlos / USP

Pesquisador parceiro: Ray Lapierre /  Mcmaster University
Exchange of researchers for growth and characterization of nanostructures

Nº do processo FAPESP: 2012/50431-5
Beneficiário: Reginaldo Teixeira Coelho / Escola de Engenharia de São Carlos / USP

Pesquisador parceiro: Philip Koshy / Mcmaster University
Investigations on the performance enhancement of cutting edges using EDM techniques

Nº do processo FAPESP: 2012/50803-0

Mais informações sobre a chamada e o acordo entre a FAPESP e a McMaster University: www.fapesp.br/6819

 


Página atualizada em 05/04/2013 - Publicada em 30/01/2013