Programa Mudanças Climáticas

Plano Científico Mudanças Climáticas 2020-2030

O Plano Científico Mudanças Climáticas 2020-2030 implementa uma agenda científica com foco na busca de respostas para redução de emissões de gases de efeito estufa, de seus impactos e mitigação das mudanças do clima. O objetivo é oferecer subsídios às políticas públicas baseadas em evidências científicas e à geração de conhecimento.

O documento sumariza os principais objetivos e diretrizes gerais do Programa de Mudanças Climáticas FAPESP para os próximos dez anos (2020-2030), mas não tem a pretensão de esgotar a ampla temática da ciência das mudanças climáticas.

A elaboração do documento contou com o auxílio de pesquisadores e especialistas de diversas instituições brasileiras. Para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação, o Programa promoveu, em dois meses, sete webinários em temas estratégicos para um debate sobre as ações de mitigação das emissões e adaptações às mudanças climáticas globais.

Os eventos contaram com a participação da comunidade científica e público geral. Dessa forma, o documento reflete ampla consulta sobre os seguintes temas prioritários:

1. Política Energética e Socioeconomia

2. Modelagem Climática e Ambiental

3. Biodiversidade e Ecossistemas

4. Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária

5. Urbanização e Mudanças Climáticas

6. Saúde e Mudanças Climáticas

7. Dimensões Sociais e Econômicas

Finalizada a série de webinários, o Comitê do Programa Mudanças Climáticas FAPESP realizou análises, fez compilações sobre os comentários e sugestões propostas pelos participantes pesquisadores e especialistas, e chegou à versão final do seu Plano Estratégico para os próximos 10 anos.

Ainda em 2020, o Comitê deu início à elaboração de iniciativas/ações para implementação do Plano a curto, médio e longo prazo.

Clique aqui para fazer o download do Plano Científico Mudanças Climáticas 2020-2030.


Página atualizada em 30/04/2021 - Publicada em 30/04/2021