Notícias

Belmont Forum lançará nova chamada

Pesquisadores do estado de São Paulo poderão participar em projetos colaborativos com cientistas de outras regiões ou países


O Belmont Forum lançará em breve mais uma chamada para financiamento de projetos de pesquisa transdisciplinar. Os projetos devem explorar questões ligadas à interseção entre Migração e Mobilidade Humana e as Mudanças Globais (climáticas e ambientais). A FAPESP deverá participar da chamada.

São buscadas abordagens que envolvam a interação entre disciplinas das Ciências Sociais, como estudos de desenvolvimento, ciência política, relações internacionais e pesquisa comportamental, entre outras, e especialidades de Ciências do Clima e Ambientais, visando reunir especialistas destas diversas áreas para desenvolver abordagens de sistemas integrados.

Essa é mais uma oportunidade para pesquisadores de São Paulo e outras regiões do país interagirem com a comunidade internacional amplificando ou estabelecendo colaborações científicas entre vários países.

O Belmont Forum realizará uma série de workshops e atividades que para promover a chamada, ensejar discussões amplas sobre os temas propostos, incentivar a formação de consórcios de pesquisa e auxiliar na elaboração de projetos. Mais informações e como se inscrever para a série de eventos: www.belmontforum.org/cras#migration2022.

O pré-anúncio da chamada foi publicado pelo Belmont forum em: Pre-Announcement: Integrated Approaches to Human Migration/Mobility in an Era of Rapid Global Change (belmontforum.org)

Estabelecido em 2009, o Belmont Forum é uma iniciativa internacional de financiamento como uma parceria entre organizações, conselhos internacionais e consórcios regionais de fomento à pesquisa comprometidos com o avanço da ciência interdisciplinar e transdisciplinar aplicada às mudanças globais. A participação da FAPESP pode ser consultada em fapesp.br/belmontforum.


Página atualizada em 10/03/2022 - Publicada em 10/03/2022