Financiamento à pesquisa

Como submeter propostas à FAPESP

Todas as propostas devem ser submetidas à FAPESP através do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

Para a criação de uma proposta devem ser observadas as normas da modalidade de apoio correspondente, disponíveis em Bolsas, Auxílios e Programas.

Instruções detalhadas sobre o uso do SAGe podem ser obtidas nos manuais de apoio disponíveis no link “Manuais”, dentro do próprio sistema.

1) Acesso ao SAGe (volta ao índice)

1.1) Primeiro acesso

Para realizar o primeiro acesso ao SAGe é necessário clicar na opção “Sem cadastro?”, na tela inicial do sistema.

No preenchimento dos dados solicitados, deverá ser informado o nome completo, sem abreviações. Se brasileiro ou brasileiro naturalizado o sistema reconhecerá o usuário pelo CPF informado; se estrangeiro pelo Nome Completo, País de Nascimento e Data de Nascimento.

Após o preenchimento dos “Dados Básicos”, deve clicar em “Confirmar”. Em seguida, o usuário deverá preencher os “Dados de Identificação”, criando uma identificação e uma senha para acesso ao sistema, e clicar em “Salvar”.

Será encaminhada ao endereço de e-mail informado pelo usuário uma contrassenha, que deverá ser utilizada no primeiro acesso ao SAGe, para a ativação do seu cadastro.

1.2) Preenchimento do cadastro completo

Para a submissão de propostas à FAPESP, é necessário que Beneficiário e Responsável, bem como os demais membros de equipe no caso de propostas de Auxílios, acessem o SAGe e, em seguida, preencham seu cadastro completo no sistema.

O preenchimento do cadastro completo, bem como eventuais alterações, devem ser realizados acessando o menu Meus Dados > Alteração de Cadastro. As informações devem ser preenchidas nas abas do sistema.

Em caso de dúvidas, consulte o manual de “Cadastramento de Usuário”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

2) Como submeter uma proposta (volta ao índice)

2.1) Criação da proposta

Para a criação de uma proposta de Auxílio ou Bolsa, o usuário poderá utilizar, no menu Acesso Rápido da tela inicial do SAGe, a opção “Nova Proposta Inicial”.

O sistema exibirá uma lista para escolha entre as modalidades mais utilizadas ou para seleção de uma das Chamadas de Propostas vigentes.

O usuário poderá selecionar uma opção ou, para o envio de proposta para uma modalidade diferente daquelas exibidas pelo sistema, deverá clicar em “Outras Linhas de Fomento” e buscar a modalidade desejada.

Após selecionar a modalidade ou Chamada de Propostas desejada, clique em “Confirmar”.

Aguarde aparecer a tela “Incluir Proposta”, confira se a modalidade indicada está correta e clique em “Incluir”.

A proposta estará criada e o usuário poderá preencher todos os dados solicitados.

2.2) Preenchimento e submissão da proposta

Na elaboração da proposta no SAGe, devem ser preenchidos todos os campos obrigatórios, marcados com asterisco (*). Também devem ser anexados na aba “Documentos” todos os documentos exigidos para a etapa de análise.

Durante o preenchimento da proposta, o usuário poderá utilizar o botão “Salvar”, para que as alterações sejam armazenadas pelo sistema. Também poderá ser utilizado a qualquer momento o botão “Validar”, para que o sistema identifique se existem pendências para a submissão da proposta.

Para retornar a uma proposta em elaboração no SAGe, utilize o menu Propostas > Minhas Propostas.

Após concluir o preenchimento de sua proposta, clique em “Salvar” e em “Submeter”. No caso de Bolsas, em que o Beneficiário e o Responsável sejam diferentes, a submissão da proposta deverá ser realizada por uma das partes e aprovada pela outra.

Após a conclusão da submissão da proposta, será gerado o número do processo. Para acessar um processo submetido à FAPESP utilize o menu Processos > Meus Processos.

Dentro do processo, o andamento da análise poderá ser acompanhado acessando o menu Mais Informações > Histórico de Eventos.

Em caso de dúvidas, consulte os manuais com orientações para a submissão de propostas, disponíveis no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

2.3) Cadastro de Instituição/Empresa:

Para indicação de uma Instituição ou Empresa em uma proposta, esta deve estar previamente cadastrada no SAGe.

Caso não esteja cadastrada, solicite o cadastramento no próprio SAGe, acessando o menu Solicitações > Cadastro de Instituição de Pesquisa/Empresa.

Em caso de dúvidas, consulte o manual de “Solicitação de Cadastramento de Instituição de Pesquisa ou Empresa”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

2.4) Vínculo Institucional da Proposta

Para a submissão de propostas em qualquer modalidade de apoio, é necessário indicar no campo “Vínculo Institucional do Processo” no SAGe a Instituição Sede onde será desenvolvido o projeto.

A Instituição Sede é a instituição que sedia o projeto e, em geral, a instituição à qual se vincula o Pesquisador Responsável. A Instituição Sede deve assumir compromissos com a guarda e acesso de materiais e equipamentos e com apoio institucional ao projeto de pesquisa.

O documento “Manifestação do Dirigente da Instituição Sede” deve ser assinado pelo Dirigente da Instituição na qual será desenvolvido o projeto.

A FAPESP só habilitará as propostas que contenham a Manifestação assinada por dirigente com autoridade adequada para garantir o apoio institucional para o desenvolvimento do projeto. Tal formalidade é essencial para que, caso venha a ser necessário, a FAPESP possa exigir da Instituição o cumprimento do apoio institucional comprometido para o desenvolvimento do projeto.

2.5) Cadastro de Reunião:

Para a solicitação de Auxílio à Participação em Reunião Científica e Auxílio à Organização de Reunião Científica, a reunião científica deve ser previamente cadastrada no SAGe.

Caso não esteja cadastrada, solicite o cadastramento no próprio SAGe acessando o menu Solicitações > Cadastro de Reunião.

2.6) Membros de equipe:

Para que a submissão de propostas de Auxílios possa ser concluída, os membros de equipe indicados para algumas funções precisam confirmar a sua participação na proposta.

As orientações para a confirmação de participação de membros da equipe podem ser consultadas no Manual “Equipe de Projeto”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

3) Como submeter proposta de reconsideração (volta ao índice)

As propostas de reconsideração devem ser encaminhadas à FAPESP seguindo as instruções disponíveis em www.fapesp.br/reconsideracao.

Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo sistema Agilis (https://agilis.fapesp.br/) ou por correspondência assinada. O Formulário de Solicitação de Reconsideração e a documentação adicional, caso exista, devem ser anexados ao pedido.

Já para as propostas submetidas através do SAGe, a solicitação de reconsideração deve ser feita acessando o sistema no menu “Minhas Propostas”. O usuário deverá selecionar a proposta denegada e clicar na opção “Reconsideração”. Após confirmar a inclusão da proposta de reconsideração, poderá editá-la livremente, anexando novos documentos e incluindo o Formulário de Solicitação de Reconsideração na aba “Documentos”.

Os demais procedimentos para submissão da proposta seguem as mesmas instruções da seção 2 acima.

4) Como submeter proposta de Bolsa concedida como item orçamentário (volta ao índice)

Para elaboração e submissão de propostas para implementação de Bolsas concedidas como item orçamentário de Auxílios, devem ser observadas as instruções específicas, disponíveis no manual “Bolsa Concedida no Orçamento do Auxílio (BCO)”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

5) Como submeter proposta de equipamento concedido como multiusuário (volta ao índice)

Para elaboração e submissão de propostas de equipamentos concedidos como multiusuários em Auxílios, devem ser observadas as instruções específicas, disponíveis no manual “Equipamento Multiusuário (EMU)”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.


Página atualizada em 26/10/2021 - Publicada em 16/10/2019