Notícias

Roda Viva entrevista presidente da FAPESP

Marco Antonio Zago falou sobre a importância de se investir em pesquisa, inovação, inteligência artificial e o papel da FAPESP no desenvolvimento científico. Assista




Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, foi o entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, no dia 19 de junho. Há 35 anos no ar, o Roda Viva é um dos mais tradicionais e importantes programas de entrevista da televisão brasileira.

No programa, Zago discutiu o que precisa ser feito em termos de recursos e propostas para garantir a produção científica e acadêmica no Estado, integrar a universidade pública e o mercado e tornar o investimento em ciência uma prioridade.

O presidente da FAPESP falou também sobre questões como o negacionismo científico, inclusão e a aplicação da inteligência artificial nas mais variadas áreas da ciência.

Como fazer para evitar que jovens cientistas deixem o país em busca de melhores condições para fazer pesquisa em outros países foi outro assunto abordado por Zago, que destacou programas da FAPESP não apenas para manter pesquisadores no Brasil mas também para atrair cientistas do exterior.

Apresentado por Vera Magalhães, o programa contou com os jornalistas Aldo Quiroga (TV Cultura), Fabiana Cambricoli (Estadão), Rafael Garcia (O Globo), Sabine Righetti (Agência Bori) e Salvador Nogueira (Folha de S.Paulo). Os desenhos ficaram a cargo do cartunista Eduardo Baptistão.


Página atualizada em 20/06/2023 - Publicada em 16/06/2023