Notícias

Governador indica representantes da USP no Conselho Superior da FAPESP

Nomeação de Maria Arminda Arruda, Marcílio Alves e Marco Antonio Zago foi publicada no Diário Oficial de 12 de março

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nomeou Maria Arminda do Nascimento Arruda, Marcílio Alves e Marco Antonio Zago para integrar o Conselho Superior da FAPESP para um mandato de seis anos, na qualidade de representantes da Universidade de São Paulo (USP). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na edição de 12 de março de 2024.

Maria Arminda Arruda é graduada em ciências sociais pela USP, com doutorado e livre-docência em sociologia pela mesma instituição. Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), foi pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária (2010-2015), diretora da FFLCH/USP (2016-2020) e é vice-reitora da USP desde 2022. Foi secretária-executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/Anpocs (2000-2004); representante da Área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Capes (1997-2001) e representante da Área de Ciências Humanas no Conselho Técnico-Científico - CTC/Capes (1998-2001).

Marcílio Alves é engenheiro mecânico graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1983, instituição em que também obteve o título de mestre, e é doutor em engenharia mecânica na University of Liverpool Impact Research Centre (1996). Professor titular na Mecatrônica da Escola Politécnica da USP e representante dos professores titulares da USP junto ao seu Conselho Universitário, é pesquisador 1B do CNPq. Diretor-executivo da Fundação Universidade de São Paulo, coordenou a finalização da obra de reforma do Museu do Ipiranga. Assessorou o Ministério da Indústria e Comércio Exterior na área de normas de segurança veiculares e foi coordenador do Comitê de Assessoramento de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial do CNPq.

Marco Antonio Zago, que integra o Conselho Superior desde 2018 e ocupa o cargo de presidente da FAPESP, é médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde obteve os títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford. Professor emérito da FMRP, foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (2007-2010), período em que foi criado o Programa dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), pró-reitor de Pesquisa (2010-2014) e reitor da USP (2014-2017) e secretário de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo (2018). Coordenou o Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP –, de 2001 a 2015, foi diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).


Página atualizada em 12/03/2024 - Publicada em 12/03/2024