Políticas Públicas

Roteiro sugerido para formatação do Projeto de Pesquisa – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

O Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos e técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para a implementação de políticas públicas socialmente relevantes.

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Times New Roman ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Esta é apenas e tão somente uma recomendação – a adesão a ela não garante a aprovação do projeto.

b) Solicita-se a leitura do formulário para parecer de assessoria científica, disponível em www.fapesp.br/595, o qual esclarece quais pontos serão analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

c) Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme roteiro a seguir, utilizando os títulos listados nos itens 1 a 8 abaixo, ocupando no máximo 20 páginas, como títulos de seções.

Roteiro sugerido

0) Folhas de rosto: duas, sendo uma em português e outra em inglês, contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, Instituição Sede e resumo de 20 linhas.

1) Enunciado do Problema: Qual será o problema tratado pelo projeto e qual a sua importância? Qual será a contribuição para a área se bem-sucedido? Qual a relação do projeto de pesquisa proposto com o estado-da-arte na área? Os objetivos devem ser claramente definidos e adequados aos objetivos do Programa.

2) Resultados esperados: O que será criado ou produzido como resultado do projeto proposto?

3) Desafios científicos e tecnológicos e os meios e métodos para superá-los: apresentar um diagnóstico para a área, explicitando os desafios científicos e tecnológicos que o projeto se propõe a superar para atingir os objetivos. Descreva com que meios e métodos estes desafios poderão ser vencidos. Descreva os antecedentes do problema relatando os esforços já realizados ou em curso, pelo proponente ou por outrem, para resolvê-los, incluindo experiências bem-sucedidas. Apresente uma revisão da literatura técnica e científica que acumulou conhecimento nas áreas relativas ao tema a ser desenvolvido (artigos científicos, apresentações em conferências, capítulos de livros, teses e dissertações, patentes, relatórios). Esta revisão da literatura não necessita ser exaustiva, mas deve ser suficiente para demonstrar aos revisores que analisarão a proposta que o Pesquisador Responsável domina o entendimento do estado atual do conhecimento sobre o assunto a ser pesquisado e também para demonstrar que o problema ainda não foi resolvido, ou ainda não foi resolvido de forma satisfatória ou que, se foi, os resultados não podem ser acessíveis por outros meios. Espera-se que o projeto seja original e apresente significativo valor social de inovação, com potencial inovador nos resultados pretendidos. Deve-se descrever a inovação tecnológica proposta pelo projeto na área de políticas públicas. Ao mesmo tempo é importante usar as informações da literatura para demonstrar que o projeto proposto é viável.

4) Plano de Pesquisa, descrição das atividades que compõem o projeto de pesquisa e cronograma: Quando o projeto será completado? Quais os eventos marcantes com resultados parciais esperados que podem ser usados para medir o progresso do projeto? Justifique a sequência de eventos adotada. Caso o projeto proposto seja parte de outro projeto maior já em andamento, estime os prazos somente para o projeto proposto. Descreva os mecanismos, procedimentos, processos, técnicas a serem utilizados na gestão e execução do projeto, se necessário em uma seção sobre Metodologia.

5) Disseminação e avaliação: Como os resultados do projeto deverão ser avaliados e como serão disseminados ou replicados? Como essa disseminação/replicação poderá ser avaliada? Em que conferências internacionais os resultados serão apresentados e em que revistas científicas, dissertações ou teses? Dá-se preferência por metodologias acessíveis e padronizadas de avaliação das políticas públicas.

6) Outros apoios: Liste propostas equivalentes ou complementares submetidas a outras agências de financiamento de qualquer natureza, em análise ou já concedidas. Demonstre outros apoios ao projeto, se houver, em forma de fundos, bens ou serviços, mas sem incluir itens como uso de instalações da instituição que já estão disponíveis. Note que os autores das propostas selecionadas deverão apresentar documento assinado pelo dirigente da Instituição Sede, comprometendo os recursos e bens adicionais descritos na proposta.

7) Descrição da Equipe:

a. Pesquisador Responsável: Descrever o trabalho e resultados anteriores do Pesquisador Responsável relevante para o projeto de pesquisa aqui proposto. Evidenciar que o Pesquisador Responsável tem capacitação para conduzir o projeto. Ressaltar a sua experiência no tema do projeto e no desenvolvimento de projetos similares. Justificar com os resultados que ele obteve anteriormente, documentados em artigos científicos e/ou patentes e/ou relatórios e/ou outras documentações.

b. Equipe de Pesquisadores: listar nominalmente os pesquisadores da equipe, descrevendo em um parágrafo para cada um suas titulações e qualificações, especificando quantas horas semanais cada um dedicará ao projeto. Ressaltar a experiência prévia dos pesquisadores no desenvolvimento de projetos similares.

8) Plano de Formação e Capacitação dos Quadros Administrativos: o projeto deverá explicitar como serão desenvolvidas as atividades de formação e capacitação dentro da Instituição Parceira. Espera-se que as atividades ocorram simultaneamente ao projeto.

9) Bibliografia: liste as referências bibliográficas citadas nas seções anteriores. Caso pertinente, listar em seção separada da Bibliografia as patentes (nacionais e internacionais) ou outros documentos de Propriedade Intelectual relevantes que demonstrem que: os resultados almejados no projeto proposto não são cobertos por patentes existentes; ou há patentes que indicam o interesse e/ou a viabilidade das afirmações que fundamentam este projeto de pesquisa.

10) Planejamento para a Fase 2: plano fundamentado para a fase de implementação das propostas que resultarem da execução bem-sucedida do projeto, a ser apresentado em documento à parte. O financiamento desta fase é de responsabilidade da instituição parceira. O plano para a Fase 2 deve prever e justificar não só os dispêndios necessários e suas fontes (outras que não a FAPESP), mas também o impacto e abrangência da implementação da política pública.

11) Planilhas de orçamento (SAGe): Os recursos solicitados à FAPESP devem ser preenchidos na proposta no SAGe na aba “R$/US$”. Cada item solicitado deve ser justificado especificamente em termos dos objetivos do projeto proposto. Após a submissão da proposta, as planilhas de orçamento ficarão disponíveis para consulta pela assessoria, que poderá analisa-las em conjunto com o projeto de pesquisa.