Chamadas de Propostas

Anexo 1 - Edital para o desenvolvimento de aplicativos com a finalidade de inovar procedimentos para aumento da produtividade e eficiência do setor agropecuário

SELEÇÃO PÚBLICA FAPESP E MCTI/FINEP/FNDCT – PROPOSTAS PARA INOVAÇÃO - PAPPE-PIPE Fase 3 - 2017

LISTA DE DESAFIOS TECNOLÓGICOS

Serão apoiados projetos de pesquisa para o desenvolvimento industrial e comercial de produtos ou serviços inovadores resultantes de pesquisas anteriores apoiadas pelo programa PIPE Fases 1 e 2; ou que não tenham participado de fases anteriores do Programa PIPE; ou resultantes de recursos próprios da empresa ou de outras fontes. Os recursos serão destinados às pesquisas visando ao desenvolvimento de aplicativos com a finalidade de obter procedimentos inovadores para aumento de produtividade e eficiência do setor agropecuário, incluindo mas não limitados aos temas abaixo.

Poderão ser financiados projetos de desenvolvimento comercial e industrial de tecnologias inovadoras desenvolvidas anteriormente pela empresa em outras áreas desde que se insiram no objetivo de, por meio de aplicativos, inovar procedimentos para aumento da produtividade e eficiência do setor agropecuário.

I – Condução e manejo de culturas:

1. Interpretação do estado nutricional de plantas e recomendação de adubação e calagem;

2. Manejo integrado de pragas e de doenças;

3. Previsão de falhas e densidade de plantio em culturas;

4. Previsão de safra.

II – Condução e manejo de rebanhos:

1. Determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos;

2. Previsão da vulnerabilidade de estresse térmico e hídrico na produção animal e vegetal respectivamente;

3. Previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes);

4. Analisador de imagens para estudos de sanidade de organismos aquáticos.

III – Manejo e uso do solo:

1. Levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites;

2. Aplicativo para levantamento e classificação da malha rural paulista (Logística).

IV – Gestão:

1. Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais;

2. Gestão financeira da propriedade. Em tese, informatização do Caderno de Contabilidade Rural, com sensibilidade para receber adendos, de modo a desenvolver operações estruturadas.

V – Outros temas de interesse para esse edital são: 

1. Campo Sustentável - agricultura em harmonia com o meio ambiente
Este eixo busca uma agricultura de convergência científica e tecnológica entre produção agropecuária e preservação ambiental. Os aplicativos poderiam visar conservação do solo, recuperação de áreas e regularização ambiental, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta com aumento de produtividade e ganhos ambientais relacionados à conservação e preservação de recursos naturais (solo, água, atmosfera e biodiversidade genética).

2. Atenção ao pequeno agricultor e agricultura familiar
Este eixo busca apoiar ações de difusão tecnológica e de financiamento que proporcionem ao pequeno agricultor e ao agricultor familiar aumento de sua renda, de geração de empregos e de acesso ao mercado. Além de aplicativos que possam aumentar a produtividade a da agropecuária e da agroindústria artesanal, devem ser consideradas ações especiais de capacitação que ajudem os produtores a superar os trâmites burocráticos impostos pela legislação. Os aplicativos podem ser criados para apoiar desde ações de inserção no mercado como a ações de comunicação que mostre os produtores como parte economicamente importante e crucial para o bem-estar do cidadão e da sociedade.

3. São Paulo como centro da produção do conhecimento
Os aplicativos a serem criados devem considerar as características de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de produtos de interesse de nosso estado e utilizar suas vantagens comparativas por meio da utilização de recursos de capital, de maneira a promover a síntese entre produzir para o atendimento das demandas sociais e a sustentabilidade ambiental e social. Os institutos de pesquisa da Secretaria têm como norma buscar parcerias com o setor produtivo e integração técnica de equipes nos institutos de pesquisa são ações e objetivos direcionados a este tema e seus objetivos ao produzirem pesquisa e desenvolvimento tecnológico e da inovação são valorizar ideias e a criatividade.

Além de aumentar a produtividade por meio da busca de capacidade competitiva pessoal, empresarial, local e regional como resposta à competição causada pela globalização (internacionalização) da economia, os projetos devem ser capazes de:

a) Desenvolver o potencial humano, com ações no campo de interação que aprimorem o aprender e o capacitar.
b) Promover e dinamizar a empregabilidade com ações que busquem convergir as políticas públicas e levem ao uso sustentado de recursos de capital natural, humano, físicos, financeiros e sociais e maneira a realizar a geração de renda e de empregos nas cadeias de produção agropecuárias.
c) Fortalecer a coesão social e territorial, aproximar e coordenando os agentes e fazendo convergir suas ações, de forma a aumentar o capital social do Estado.
d) Afirmar a sustentabilidade das diversas regiões do Estado, baseado em conservar, preservar ou recuperar o ambiente.
e) Reforçar a capacitação institucional das entidades regionais:
f) Reforçar a rede das cidades do Estado.
g) Reforçar as ações da rede de assistência técnica privada e governamental.

4. Qualidade, segurança e saudabilidade dos alimentos
Busca de processos, baseados na produção de conhecimento e sua difusão, que aumentem a garantia de qualidade, segurança e saudabilidade dos alimentos, seja na forma de incentivo à produção de orgânicos ou à utilização de insumos biológicos em substituição aos agroquímicos. Sistema que facilitasse a certificação de alimentos saudáveis e a medição de resíduos de agroquímicos e antibióticos.