Chamadas de Propostas

Programa BIOEN FAPESP

Sumário
Modalidades de fomento:
Auxílio à Pesquisa – Regular (APR)
Auxílio à Pesquisa – Temático
Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores (JP)
Elegibilidade:
O pesquisador responsável deve atender aos critérios de elegibilidade da modalidade escolhida, definidos no endereço www.fapesp.br/137#4772 (APR), www.fapesp.br/176#3 (Temático) ou www.fapesp.br/jp/#4502 (JP).
Submissão de propostas:
Através da plataforma SAGe (www.fapesp.br/sage)
Data limite para submissão:
24 de novembro de 2017
Contato:
Dra. Bruna Musa – chamada-bioen2017@fapesp.br


Conteúdo
 

1 Introdução

O programa BIOEN, orientado à pesquisa básica e aplicada sobre Bioenergia, foi criado em 2008 e organizou uma rede de pesquisa que tem conduzido estudos em 5 Divisões (www.fapesp.br/bioen):

a) Biomassa para Bioenergia (com foco em cana-de-açúcar);

b) Processo de Fabricação de Biocombustíveis;

c) Biorrefinaria e Alcoolquímica;

d) Aplicações do Etanol para Motores Automotivos: motores de combustão interna e células-combustível;

e) Pesquisa sobre impactos socioeconômicos, ambientais e uso da terra.

Os resultados até aqui alcançados constituem base sólida que poderá sustentar o desenvolvimento de propostas com abordagem inovadora e conduzir a grandes avanços. Objetivo igualmente importante é preencher lacunas no conhecimento fundamental para que possamos progredir na exploração da biomassa como importante fonte de energia renovável.

2 Objetivos da chamada

Esta chamada visa a estimular pesquisa fundamental e transversal com potencial para levar à inovação tecnológica. Busca-se projetos de pesquisa que, por um lado aumentem a base do conhecimento, e por outro propiciem saltos qualitativos e quebras de paradigma.

Além de conhecimento fundamental de processos e sistemas associados à produção e uso da bioenergia, são buscados projetos que apliquem o conhecimento já obtido no âmbito do Programa. A chamada busca com especial interesse propostas de pesquisa com foco no aumento do tempo de operação das usinas de etanol de cana, bem como pesquisas sobre o impacto do aumento da produção e diversificação das fontes de biomassa, nos dois casos abrangendo todas as Divisões do BIOEN. Aqui se inclui um amplo espectro de temas, que vai desde a produção de biomassa e engenharia de processos que garantam expansão sustentável da produção de bioenergia até impactos social, ambiental e econômico. Igualmente importantes para garantir o crescimento da fatia de energias renováveis na matriz energética do País são estudos da logística da produção de biomassa.

Um dos objetivos da nova chamada é aumentar a integração da pesquisa. Serão valorizadas abordagens multidisciplinares, que estimulem sinergias, criem massa crítica em diferentes subáreas e garantam que os esforços de pesquisa e inovação em bioenergia tenham impacto e abrangência. É especialmente importante para o BIOEN atrair Jovens Pesquisadores em áreas de ponta e gerar parcerias internacionais, que deverão diversificar as áreas de atuação do Programa e atrair o interesse de comunidade ainda maior — aqui incluídas tanto a indústria nacional como a internacional — pela pesquisa nele conduzida.

3 Modalidades

É especialmente importante para o Programa BIOEN atrair pesquisadores em áreas de ponta, capazes de trabalhar no âmbito de parcerias internacionais. Espera-se também que os mesmos demonstrem a capacidade de dialogar também com o setor da indústria, tanto nacional como internacionalmente.

Nesta chamada convidam-se propostas nas modalidades de

a) Auxílio à Pesquisa — Regular,

b) Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático, e

c) Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Tendo em vista a avaliação por assessoria internacional, as propostas devem ser redigidas em Inglês.

4 Recursos disponíveis

a) O montante disponível para as propostas selecionadas é de R$ 15 milhões. Prevê-se concessão de 50% dos recursos para Projetos Temáticos.

b) A compatibilidade entre o montante solicitado e os objetivos da proposta e a qualificação da equipe proponente é elemento fundamental da avaliação.

c) A FAPESP se reserva o direito de ajustar o orçamento às necessidades de cada proposta.

5 Cronograma

Publicação da chamada: 31/08/2017

Última data para submissão de propostas: 24/11/2017

Divulgação das propostas selecionadas: 15/04/2018

6 Temas

6.1 Pesquisa básica para avançar o conhecimento em bioenergia

a) Agronomia, ciclos biogeoquímicos, genômica de plantas e microorganismos, biologia sintética e de sistemas, genética comparativa e evolutiva de plantas utilizadas como fonte de biomassa, fotossíntese, crescimento e desenvolvimento de plantas, adaptação ao ambiente, resposta a estresses bióticos e abióticos, resiliência a climas futuros.

b) Microorganismos fermentadores, lignocelulolíticos e algas que permitam explorar as diferentes fontes de biomassa, compreender os fenômenos que regulam a eficiência do uso das fontes de carbono, sem perdas e com economia de água. Desdobramentos de co-produtos e compostos químicos de valor agregado que possam resultar em novas aplicações, por exemplo, rotas para aumento da sustentabilidade no conceito no waste.

c) Integração de disciplinas ou áreas do conhecimento que meçam o impacto da expansão da bioenergia. Devem aqui ser considerados os aspectos da sua sustentabilidade que tendam a maximizar os benefícios sociais, ambientais e econômicos da bioenergia.

6.2 Pesquisa para o aumento da produtividade e do tempo de operação de usinas de bioetanol, bioeletricidade e desenvolvimento de biorrefinarias

A indústria do bioetanol opera por cerca de 180 dias ao ano. A produtividade da cana-de-açúcar precisa ser grandemente aumentada, e o tempo de operação das usinas ampliado, possivelmente para operação contínua. A média comercial de produção atual de cana-de-açúcar está em torno de 80 t ha-1 ano-1. O potencial teórico é 380 t ha-1. Entre os desafios contendo o aumento da produtividade no campo estão obstáculos agronômicos, edáficos, ambientais, fisiológicos e biotecnológicos. Nas usinas, os desafios incluem a produção integrada de co-produtos e energia, e o uso eficiente de novas fontes de biomassa.

6.2.1 Novas práticas agronômicas em cana-de-açúcar para aumento de produtividade e sustentabilidade

Buscam-se saltos tecnológicos em:

a) Manejo e conservação do solo;

b) Irrigação e uso eficiente de água e recursos hídricos;

c) Canteirização;

d) Agricultura de precisão;

e) Fertilização;

f) Controle de pragas e doenças e aumento de longevidade do canavial;

g) Produção de bioenergia a partir da palha da cana, tanto por processo tradicional como via etanol de segunda geração.

6.2.2 Melhoramento genético da cana-de-açúcar

Desenvolvimento de novos cultivares de plantas para bioenergia a partir de avanços recentes da biotecnologia e genômica, visando

a) Desenvolvimento de cultivares com tolerância tanto à seca como a altas ou baixas temperaturas, para expansão de áreas cultivadas;

b) Desenvolvimento de cultivares resistentes a pragas e doenças;

c) Desenvolver a cana-energia;

d) Expandir e caracterizar bancos de germoplasmas.

6.2.3 Etanol celulósico, produção integrada de coprodutos e energia na usina

Desenvolvimento de novos sistemas de biorrefinarias com produção integrada de novos coprodutos ou reaproveitamento dos produtos atualmente existentes para aumento de produtividade. Os principais objetivos são:

a) Agregar valor ao setor e produzir um ciclo de vida mais favorável dos processos de produção de etanol celulósico, com redução de custos e de consumo de água e energia;

b) Desenvolver novas rotas ou rotas mais eficientes para a produção de produtos a base de biomassa.

6.2.4 Bioeletricidade e biomassas fora da rota dos combustíveis líquidos

A bioeletricidade tem crescente importâncias econômica e energética. As tecnologias de combustão têm evoluído, mas novos desenvolvimentos são desejáveis. Alternativas eficientes de produção de energia incluem a utilização de turbinas movidas a gás oriundo da gaseificação do bagaço. Outra forma de aumentar a produção de energia é por meio da geração do biogás decorrente da fermentação da vinhaça e de outros resíduos, da indústria ou provenientes do campo.

Embora atualmente o bagaço seja a principal matéria prima para combustão nas usinas, há crescente interesse pela palha, ainda que sua composição mineral possa afetar equipamentos, e por outras matérias primas externas.

6.3 Pesquisa para ampliar e diversificar as fontes de biomassa para bioenergia

A ampliação do período de operação das usinas é importante para reduzir custos. Produzir biomassas que possam ser utilizadas no período de entressafra da cana-de-açúcar ou aproveitar melhor os resíduos agrícolas são alternativas atraentes. Processos de integração de 1ª ou 2ª gerações abrem muitas opções agrícolas envolvendo culturas açucareiras e materiais celulósicos. Alguns dos principais desafios são:

a) Geração de biomassa suficientemente produtiva que permita a produção de etanol concomitantemente a geração de energia necessária para operar os processos da usina. Fontes de biomassa de interesse incluem, sem se restringir a sorgo, palha de cana-de-açúcar e outros resíduos agrícolas, biomassa florestal e resíduos urbanos e industriais. O sorgo pertence ao portfólio de plantas para produção de bioenergia por ser relativamente tolerante à seca e fonte de amido, sacarose e de celulose, bem como pelo fato de poder ser cultivado na entressafra da cana-de-açúcar.

b) Expansão das fronteiras agrícolas, uso potencial de solos degradados e terras marginais e aumento da resiliência a mudanças climáticas, tanto para bioenergia quanto para outros fins.

c) Aumento da área plantada e melhor aproveitamento da madeira.

O Brasil conta com 6 milhões de hectares de eucalipto e pinus plantados e tem a maior produtividade mundial de madeira. Esta é uma biomassa já estabelecida, que contribui 11% para a matriz energética brasileira, na forma de energia térmica. Tem ainda grande potencial para aproveitamento adicional via produção de etanol celulósico e como matéria prima para a indústria química. A biomassa florestal pode ser plantada em áreas marginais e de alta declividade, áreas não ocupadas atualmente pela cana-de-açúcar ou outras culturas energéticas, desde que respeitadas as legislações dos órgãos regulatórios ambientais determinadas para cada propriedade. O plantio fornecerá biomassa para bioenergia e oferecerá melhor aproveitamento da terra. O eucalipto tem forte presença no Estado de São Paulo. Centralmente produzido como material celulósico e para papel, o eucalipto é fonte potencial de matéria prima para a produção de bioenergia e de produtos químicos. Pellets produzidos a partir de resíduos da indústria florestal têm se tornado importante fonte de bioenergia em muitos países para geração de calor via rotas tradicionais.

d) Aproveitamento de resíduos urbanos e industriais.

Os centros urbanos são o destino de grandes quantidades de biomassa da agricultura, na forma de alimentos, embalagens e matérias primas para vários fins. Os resíduos urbanos e industriais dessas biomassas, que por um lado podem gerar custos e problemas ambientais para sua disposição, por outro conservam parte da energia contida no material orgânico. São Paulo congrega grandes centros urbanos e núcleos industriais e agroindustriais. Mais de 26 mil toneladas de lixo são recolhidas diariamente das residências paulistas. Há, portanto, oportunidade para uso ambiental e economicamente sustentável desses materiais na produção de bioenergia e/ou produtos químicos. Algumas tecnologias podem ser integradas às operações de usinas de açúcar e bioenergia. Outras podem representar ampliação de atividades que visam a obter energia renovável a partir de lixo de centros urbanos e núcleos industriais e agroindustriais, a exemplo do que já ocorre com as usinas de cana.

6.4 Pesquisa sobre logística em produção de biomassa

Biomassas são produtos volumosos e de baixo valor agregado e, geralmente, estão entre os maiores fatores de custo para a produção de bioenergia. Por exemplo, as operações de corte, carregamento e transporte representam de 20 a 40% do custo de produção de cana-de-açúcar nas usinas. Parte dos aspectos de logística demanda soluções de engenharia e a criação de equipamentos multiuso e eficientes. A logística de produção e distribuição de biocombustíveis é também um foco importante de pesquisa.

6.5 Biocombustível para aviação e veículos pesados

A indústria aeronáutica internacional tem metas para usar combustíveis renováveis e reduzir as emissões de CO2. Para aviões inexistem opções no horizonte além de biocombustíveis líquidos. Esses devem ser do tipo drop-in, ou seja, que dispensem alterações nos motores ou turbinas. Em virtude do destacado potencial para produção de biomassa e do já importante e crescente mercado aeronáutico, o Brasil tem grande oportunidade para sobressair na área de biocombustíveis para aviação.

6.6 Pesquisa sobre os impactos ambiental, social e econômico da expansão da produção de cana-de-açúcar e de outras fontes de biomassa para bioenergia.

O Brasil se destaca mundialmente como grande produtor de biomassa e pela sua matriz energética em grande parte renovável. A disponibilidade de terras e clima adequado fazem com que o País possa contribuir significativamente para a substituição de derivados de petróleo em escala mundial. É essencial, no entanto, entender os impactos ambiental, social e econômico da expansão da produção de biomassa e bionergia no país. Enfatiza-se aqui a necessidade de estudos integrados de toda a cadeia produtiva.

7 Requisitos

Somente serão aceitas para análise propostas submetidas por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa do Estado de São Paulo. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes modalidades de financiamento: Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

As propostas devem respeitar as normas que regulamentam as concessões nas modalidades pertinentes, com as modificações explicitadas nesta chamada. Descrição detalhada pode ser encontrada no endereço eletrônico www.fapesp.br.

Tendo em vista a avaliação por assessoria internacional, as propostas devem ser redigidas em Inglês.

7.1 Auxílio à Pesquisa — Regular

Essa modalidade apoia projetos com duração de 24 meses e com valor total (incluindo as Reservas Técnicas) abaixo de R$ 200 mil. O item 3.3 do endereço www.fapesp.br/137#4772 detalha as condições de elegibilidade do proponente.

7.2 Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático.

Essa modalidade busca projetos de pesquisa com ousadia científica que justifique a duração de 60 meses. O item 3.3 do endereço www.fapesp.br/176#3 detalha as condições de elegibilidade do proponente.

7.3 Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Nessa modalidade, as propostas devem ser para projetos competitivos internacionalmente e que serão desenvolvidas em universidades ou institutos de pesquisa no Estado de São Paulo sob a liderança de jovens pesquisadores com experiência internacional em pesquisa por 2 a 5 anos após o doutorado. As propostas devem ter duração de 48 meses. No momento da submissão, o solicitante não necessita estar vinculado à instituição que sediará o projeto. O item 3.3 do endereço www.fapesp.br/jp/#4502 detalha as condições de elegibilidade do proponente.

8 Características desejáveis

Para atender aos objetivos do Programa, as propostas devem minimamente abranger os seguintes elementos:

8.1 Soluções novas e criativas

As propostas de pesquisa devem almejar a criação de novos conhecimentos e/ou tecnologias, que contribuam para a formação de recursos humanos na área de Bioenergia. Abordagens ousadas, originais e não-convencionais voltadas para os desafios científicos e tecnológicos listados no item 1 serão valorizadas. No extremo oposto, projetos de engenharia incremental com resultado garantido são indesejáveis.

8.2 Divulgação de resultados

Os resultados da pesquisa devem ser amplamente divulgados nas comunidades científicas relevantes, por meio dos canais acadêmicos convencionais, tais como conferências internacionais e revistas científicas com critério editorial seletivo. A proposta deve também explorar os canais de divulgação voltados para o desenvolvimento da comunidade, tais como workshops regionais, seminários de pós-graduação e itens curriculares — aulas ou materiais para cursos, por exemplo.

9 Benefícios e condições para participação no Programa BIOEN

Além das vantagens tradicionalmente decorrentes dos auxílios à pesquisa da FAPESP, o Programa BIOEN oferece benefícios decorrentes de suas características:

a) Rede de pesquisa multidisciplinar. A estrutura e os objetivos do BIOEN atraem pesquisadores de diversas áreas. O plano de gestão do conhecimento do Programa inclui cursos, seminários e workshops que garantem compartilhamento da cultura adquirida nas diversas frentes de trabalho e avanço integrado do projeto de pesquisa.

b) Combinação de pesquisa básica com soluções de problemas práticos. A partir da experiência com a primeira fase do Programa, espera-se que a troca de ideias e o intercâmbio de informações entre as duas frentes de pesquisa propiciem avanço rápido e abrangente, ao mesmo tempo em que gerem benefícios econômicos e sociais.

c) Temática que conduz a resultados científicos de qualidade. A bibliométrica dos resultados até aqui publicados posiciona o BIOEN entre os programas da FAPESP com mais alto impacto científico.

A adesão ao Programa BIOEN está condicionada às seguintes exigências:

a) Os resultados serão imediatamente integrados ao Sistema de Informação FAPESP/BIOEN.

b) A propriedade intelectual de resultados do Programa será compartilhada entre as instituições-sedes das propostas selecionadas, nos termos de acordo que será celebrado.

c) A participação nos workshops FAPESP/BIOEN e em reuniões de trabalho é obrigatória. Os Pesquisadores Responsáveis devem estimular a participação de todos os estudantes e pesquisadores de pós-doutorado vinculados ao projeto.

10 Propriedade Intelectual e Publicações

10.1 Propriedade Intelectual

a) A propriedade intelectual resultante dos projetos de pesquisa ou de parte deles estará sujeita às normas da FAPESP sobre o assunto. A Política de PI da FAPESP pode ser encontrada no endereço fapesp.br/pi.

b) Para propostas em que haja Pesquisadores Principais de mais de uma instituição, será necessário acordo entre as instituições-sede dos projetos selecionados voltado para a gestão e compartilhamento dos ganhos eventualmente auferidos com a propriedade intelectual gerada pelos projetos..

10.2 Publicações

a) A FAPESP estimula os participantes do Programa a publicarem seus resultados, para fins educacionais e de pesquisa acadêmica. Ao mesmo tempo, reconhece que a necessidade de solicitar registro de PI pode limitar temporariamente a divulgação dos resultados, até que o depósito para proteção de PI seja efetuado. 

b) A FAPESP será reconhecida como provedora dos recursos e o Programa BIOEN será explicitamente mencionado em toda publicação e apresentação de resultados.

11 Itens Financiáveis

Valem as normas da modalidade escolhida.

12 Formatação da Proposta

Valem as normas de cada modalidade, modificados por condições explicitadas nesta chamada de propostas.

12.1 Duração do Projeto

a) Propostas submetidas como Auxílio Regular à Pesquisa deverão ter duração de 24 meses.

b) Propostas submetidas como Programa Jovem Pesquisador deverão ter duração de 48 meses.

c) Propostas submetidas como Projeto Temático deverão ter duração de 60 meses.

12.2 Idioma e formatação das propostas

As propostas devem ser apresentadas em Inglês.

12.3 Forma de submissão

a) Valem as normas da modalidade escolhida (Regular, Temático ou JP), com as modificações explicitadas nesta chamada de propostas.

b) A proposta deve ser integralmente submetida por via eletrônica utilizando o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP disponível no endereço www.fapesp.br/sage, conforme descrito no Anexo 1 a esta Chamada de Propostas. Todas as abas devem ser preenchidas e os documentos anexados. Aplicam-se as normas da modalidade escolhida, modificadas apenas por condições explicitadas nesta chamada de propostas

c) Para todo texto com limitação de número de páginas, deve ser usada fonte Times News Roman 11 (ou equivalente) com espaçamento 1,5.

12.4 Informações suplementares requeridas

Além dos documentos exigidos na modalidade escolhida para submissão, é obrigatório adicionar um Resumo Executivo com até 2 páginas, em inglês, contendo:

a) Título do projeto;

b) Objetivo geral e objetivos específicos, incluindo discussão sumária sobre sua adequação aos objetivos gerais da chamada;

c) Orçamento global solicitado;

d) Área temática do projeto. Devem ser especificadas as correlações entre a proposta e as divisões do BIOEN, definidas no item 1 desta Chamada de Propostas, e os temas listados no item 6;

e) Descrição dos resultados científicos e outros produtos que se espera obter;

f) Defesa da originalidade e descrição dos potenciais impactos científicos do projeto de pesquisa proposto;

g) Descrição sumária dos potenciais impactos sociais e/ou econômicos esperados do projeto de pesquisa proposto;

h) Outros financiamentos vigentes para finalidades correlatas ao projeto de pesquisa proposto.

13 Processo de análise e seleção

Todas as propostas consideradas elegíveis segundo os termos desta Chamada de Propostas de Pesquisa serão analisadas em 2 etapas:

13.1 Enquadramento no Programa.

O enquadramento da proposta será avaliado pela Coordenação de Programa do BIOEN (CP BIOEN), que emitirá parecer sumário a ser usado durante o processo de avaliação. Para analisar o enquadramento, a CP BIOEN considerará:

a) Conformidade da proposta aos temas relevantes listados no item 6;

b) Perspectiva de integração da proposta com os projetos de pesquisa em andamento dos Programas BIOEN;

13.2 Análise e seleção das propostas enquadradas no Programa.

a. As propostas serão analisadas por seu mérito, através de avaliação externa por pares seguida de análise nas Coordenações de Área e Adjunta. Serão usados os critérios de seleção utilizados pela FAPESP para análise e seleção na modalidade escolhida pelo proponente.

b. As propostas serão inicialmente analisadas quanto ao enquadramento na modalidade pretendida, segundo as normas da FAPESP;

c. As propostas enquadradas serão analisadas utilizando os seguintes critérios, adicionais aos critérios específicos para a modalidade escolhida:

c.i. Aderência aos termos especificados nesta Chamada;

c.ii. Originalidade e ousadia da proposta em relação à linha de pesquisa proposta. Serão valorizados objetivos de pesquisa bem definidos e que, se atingidos, terão potencial para impactar significativamente a área de pesquisa;

c.iii. Qualidade do projeto de pesquisa em relação à clareza dos objetivos, desafios a serem enfrentados e métodos e materiais a serem utilizados em comparação com o estado da arte na área;

c.iv. Adequação à infraestrutura da instituição onde a pesquisa será conduzida;

c.v. Qualificação do pesquisador proponente e da sua equipe, demonstrada pelo histórico de resultados de pesquisa em áreas relevantes a esta chamada, conclusão bem sucedida de projetos anteriores, prêmios e reconhecimentos pela atividade de docente e publicações demonstradas nas Súmulas Curriculares dos pesquisadores da equipe.

c.vi. Viabilidade da execução do projeto, incluindo a adequação dos recursos solicitados, apoio institucional, razoabilidade dos cronogramas, quantidade e qualificação dos participantes, quantidade de recursos disponíveis e eficiência em sua utilização;

c.vii. Potencial para ampla disseminação e uso da propriedade intelectual criada, incluindo-se planos para publicações científicas e apresentações em conferências e para distribuição de conteúdo em múltiplos formatos e mídias.

c.viii. Previsão de treinamento de novos pesquisadores e pessoal relacionado ao projeto durante sua execução.

14 Concessão, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos

Caso a proposta seja aprovada, será lavrado um Termo de Outorga a ser assinado pela FAPESP, pelo pesquisador responsável no estado de São Paulo e pelo responsável pela instituição de pesquisa onde o projeto será desenvolvido.

Os resultados obtidos serão avaliados por meio de relatórios científicos e prestações de contas, que deverão ser encaminhados até as datas estabelecidas no Termo de Outorga.

15 Cancelamento da Concessão

A concessão do apoio financeiro poderá ser cancelada pela FAPESP, por ocorrência, durante sua execução, de irregularidade com gravidade suficiente para justificar a medida, a critério da Diretoria Científica da FAPESP. O cancelamento não trará prejuízo a outras providências cabíveis.

16 Outras Informações

Pedidos de esclarecimentos sobre esta chamada de propostas devem ser encaminhados ao Converse com a FAPESP. Os pedidos serão atendidos pela Dra Bruna Musa, Gerente de Área Científica, usando-se o endereço de e-mail chamada-bioen2017@fapesp.br.

 



ANEXO À CHAMADA BIOEN 2017
 

Instruções específicas sobre o uso do Sistema SAGe

1. É necessário que o Pesquisador Responsável pela proposta seja cadastrado no sistema SAGe:

(i) Pesquisadores que não possuem cadastro no SAGe devem inicialmente inscrever-se acessando a página do SAGe no endereço www.fapesp.br/sage, clicar em ”Sem cadastro?” e preencher os dados solicitados. Não basta apenas cadastrar-se como usuário, é necessário completar os dados cadastrais;

(ii) Pesquisadores do Estado de São Paulo, já cadastrados, devem realizar o login no SAGe com identificação e senha usuais para acessar a página inicial do sistema;

2. Na página inicial, selecionar, dentre as opções do menu “Acesso Rápido – Atividades do Pesquisador”, o link Nova Proposta Inicial;

3. O sistema disponibilizará na página seguinte o menu “Incluir Proposta – Selecionar Linha de Fomento”, selecionar o link Outras linhas de fomento;

4. Na sucessão de opções vai ser mostrado:

Programa de Inovação Tecnológica > BIOEN>

5. Selecionar a opção desejada conforme a modalidade de Auxílio à Pesquisa de interesse (Jovem Pesquisador ou Regular ou Projeto Temático).

BIOEN > Projeto de Pesquisa – Regular ou

BIOEN > Projeto de Pesquisa – Temático ou

BIOEN > Jovem Pesquisador

6. Ao confirmar a modalidade desejada, surgirá a opção Chamada de Propostas (2017), que deverá ser selecionada;

7. A partir daí, incluir os dados solicitados em todas as abas, inclusive a lista de documentos a serem anexados;

8. Atenção para a obrigatoriedade de preenchimento de todos itens marcados com “*“. É necessário submeter a proposta ao final do preenchimento. Proposta salva não significa proposta submetida. Ao submeter corretamente uma proposta será gerado um número de processo;

9. No caso de dúvidas, na página inicial do SAGe pode ser usado o link Manuais e, na página Manuais, buscar esclarecimentos na lista Manuais de Apoio aos Pesquisadores;

IMPORTANTE: Recomenda-se fortemente verificar periodicamente as pendências da proposta utilizando a opção "Validar" do SAGE. Isso pode ser feito repetidas vezes, à medida que a proposta for construída, permitindo que sejam tomadas em tempo as providências necessárias à submissão. Ao selecionar a opção “Validar”, o sistema SAGe apresentará as pendências impeditivas para submissão da proposta considerando os itens que foram inseridos. Em caso de dúvidas sobre a utilização do SAGE, além dos Manuais, a FAPESP disponibiliza ainda atendimento pelo Setor de Informações (+55 11 3838-4000).

 

Página atualizada em 03/08/2018 - Publicada em 28/08/2017