Coordenações

Daniel Martins-de-Souza English version

Daniel Martins-de-Souza

Coordenação de Áreas - Biologia (Bio II)

É biólogo e doutor em Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pós-doutorando no Instituto Max Planck de Psiquiatria (Alemanha) e na Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde chefiou a Unidade de Espectrometria de Massas do Cambridge Centre for Neuropsychiatric Research. Em seguida, Daniel iniciou a Unidade de Neuroproteômica do Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade Ludwig Maximilians – LMU (Alemanha).

Em 2014, retornou ao Brasil e fundou o Laboratório de Neuroproteômica no Instituto de Biologia da Unicamp, financiado pela FAPESP por meio do programa Jovem Pesquisador. O laboratório emprega ferramentas proteômicas para investigar os mecanismos moleculares envolvidos nos transtornos psiquiátricos e a identificação de potenciais biomarcadores.

É membro fundador da Sociedade Brasileira de Proteômica (BrProt) e faz parte do conselho da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMass). De 2015 a 2017,  também fez parte do conselho da Human Proteome Organization (HUPO). Apresentou seus resultados em dezenas de reuniões e simpósios internacionais, atuando como palestrante nas principais conferências psiquiátricas (SIRS, ICOSR, ECSR, WFSBP) e de proteômica e bioquímica (HUPO, HBPP, BrMass, BrProt, SBBq).

Organizou edições especiais como editor convidado para os principais periódicos de psiquiatria e proteômica e também publicou seus próprios livros. Atualmente, é editor permanente de uma série de livros da Springer-Nature, é membro dos conselhos editoriais de sete revistas científicas e editor associado da npj Schizophrenia (Nature). Em 2016, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.


Página atualizada em 09/04/2019 - Publicada em 23/04/2018