Tomada de Preços

Pedidos de Esclarecimentos da Tomada de Preços nº 01/2018 (30/08)

Processo: 18/101-M

Tomada de Preços nº 01/2018

Referência: Pedido de Esclarecimentos – Tomada de Preços 01/2018 – Contratação de empresa de engenharia para realização de serviço de reforma, ampliação em edificação e retrofit no Sistema de ar condicionado nas dependências da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.

D E S P A C H O

Em 30/08/2018, a empresa TERMSUL ENG E SERVIÇOS LTDA, solicitou esclarecimentos referentes a itens do Edital da Tomada de Preços nº 01/2018. Seguem as dúvidas enviadas pela empresa e as respostas apresentadas pela FAPESP:

1º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO – “No Edital é informado que, o prazo de execução do objeto deverá ser de 40 dias, sendo que para o sistema de climatização o prazo é de 30 dias para fornecimento e montagens o que é inviável, já que os fornecedores dos equipamentos levam de 45 a 60 dias para entrega dos mesmos.
SOLICITAMOS a revisão destes prazos, uma vez que os fornecedores dos equipamentos não atendem a eles.”

RESPOSTA DA FAPESP – O Prazo de execução dos serviços não será alterado.

2º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO – “Na Planilha Orçamentária, não temos todos os itens (Materiais e Mão de Obra), referentes à infra estrutura para o sistema de climatização (Tubulações de Cobre, Redes de interligações elétricas e de controle, redes de dutos, quadros elétricos).
SOLICITAMOS a revisão da Planilha com a inclusão destes itens.”

RESPOSTA DA FAPESP – A maior parte dos itens que constam no Boletim CPOS contemplam todos os componentes necessários para a instalação (mão de obra + material). Ocorre que, este item específico o material não estava computado (Tubulação de cobre e etc...). Por esse motivo, iremos revisar a planilha e o memorial.

3º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO – “No Termo de Referência, Item 5.6 (Controles), é informado:

'5.6- Controles

Controles elétricos

Juntamente com os dispositivos de operação e dos elementos de segurança integrantes dos equipamentos, deverão ser fornecidos os controles e comandos, a serem instalados nas quantidades e locais definidos no projeto.

Sistema de Comando dos Evaporadores

Todos os evaporadores poderão ser comandados localmente, em seus Quadros Elétricos, ou através de comando remoto sem fio a ser fornecido para cada evaporador.

Cada sistema, composto de uma unidade condensadora e várias unidades evaporadoras deverá ter um intertravamento de comando que permita ao usuário monitorar e controlar o ciclo da condensadora utilizando sistema “bluetooth”. Deve ser provido de sistema de detecção e diagnóstico de falhas.

IMPORTANTE:

Todo o sistema de controles e monitoração do sistema de ar condicionado será eletrônico, do tipo microprocessado.'

Os sistemas VRF tem automações e controles diversificados, com mais ou menos funções, interfaces e iterações, com consequências nos valores dos orçamentos.
SOLICITAMOS maiores informações a respeito do sistema de automação do VRF, afim de possibilitar a orçamentação."

RESPOSTA DA FAPESP – O sistema de automação já vem integrado juntos ao sistema VRF (monitoramento de falha e ciclo). Além disso os controles VRF deverá fornecer um feedback para o sistema VRF sobre os requisitos de carga de espaço. Tipicamente, isto é um sistema de comunicações que permite controlar o modo de ligação em série de uma zona separada (aquecimento ou arrefecimento) e controle de temperatura. Através de gateways ou interfaces, o sistema de controle VRF pode conectar-se a construção de sistemas de gestão BACnet ou LonWorks.

4º PEDIDO DE ESCLARECIMENTO – “No Termo de Referência, Item 4 (Equipamentos Selecionados), é informado:

'4.1 – Unidades Condensadoras dos sistemas VRV

CD-1/1 e 1/2– 2 x 9,5 TR

CD-2/1 e 2/2– 2 x 3,2 TR

CD-3/1 e 3/2– 22 x2 24 TR

Total – 46,4 TR'

Porém, na Planilha Orçamentária temos: 

Condensador para sistema VRF de ar condicionado, capacidade de 11,0 TR a 13,0 TR

un

6,00

Condensador para sistema VRF de ar condicionado, capacidade até 6,0 TR

un

3,00

Total – 96 TR

PERGUNTAMOS Qual critério deverá ser seguido?”

RESPOSTA DA FAPESP – A planilha será revisada e os quantitativos alterados.

Notifique-se a empresa TERMSUL ENG E SERVIÇOS LTDA das respostas apresentadas pelo Setor de Infraestrutura a respeito do Pedido de Esclarecimentos.

 

São Paulo, 10 de setembro de 2018.

Michel Andrade Pereira
Presidente da Tomada de Preços nº 01/2018


Página atualizada em 26/09/2018 - Publicada em 10/09/2018