A Instituição

Programa Entrevista – séries em parceria da FAPESP com o canal Futura

O canal Futura estreou em 15 de outubro de 2018 nova temporada do programa Entrevista, realizada em parceria com a FAPESP.

A parceria entre a FAPESP e o canal Futura da Fundação Roberto Marinho prevê a produção de um conjunto de programas sob os títulos “Entrevista” e “Ciências para Todos”, este último a ser veiculado em breve. O objetivo é popularizar e divulgar a ciência produzida no Brasil com apoio da FAPESP, conectando as pessoas e suas vidas ao que os pesquisadores vêm produzindo de conhecimento e sua repercussão na melhoria da qualidade de vida de todos.

Comandada pelo pesquisador Paulo Saldiva, cada episódio de Entrevista tem 15 minutos de duração. Os episódios estão disponíveis no Futura Play


 

CIÊNCIA E AGROPECUÁRIA

Entre os programas da nova série, a 19ª temporada do Entrevista do Futura, Luciano Verdade, professor da Esalq-USP e membro da coordenação do BIOTA-FAPESP, falou sobre o desafio de enxergar a agricultura e a conservação de espécies selvagens como interdependentes, não como conflituosas. A temporada teve ainda convidados como o geneticista Paulo Arruda, professor na Unicamp e especialista em biotecnologia de plantas, a biomédica Susana Marta Isay Saad, professora na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, e José Eduardo Corá, professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp. 

Clique na imagem acima para assistir os episódios, que estão disponíveis no Futura Play (selecione a 19ª temporada). 
 


CIÊNCIA E SAÚDE

A série "Ciência e Saúde", 13ª temporada do Entrevista, apresentou histórias de cientistas que se dedicam a melhorar a saúde pública do Brasil. As entrevistas abordaram assuntos como sedentarismo e depressão, inovações no tratamento do câncer, doenças inflamatórias, prevenção e tratamento do HPV e obesidade. 

Entre os entrevistados estiveram Carlos Ugrinowitsch, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Mayana Zatz , pesquisadora líder do Centro de Pesquisa do Genoma Humano, Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butantan, Luisa Lina Villa, do Instituto do Câncer de São Paulo, e Zila Sanchez, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

Clique na imagem acima para assistir os episódios.  



CIÊNCIA E EMPREENDEDORISMO

“Ciência e Empreendedorismo” foi o tema da 15ª temporada do programa Entrevista produzido pelo canal Futura em parceria com a FAPESP, que estreou em 4 de fevereiro de 2019. 

Saldiva conversou com 13 pesquisadores que se tornaram empreendedores com apoio de programas e modalidades de apoio da FAPESP. 

Clique na imagem acima para assistir os episódios.