Coordenações

Bernardo Mançano Fernandes English version

Bernardo Mançano Fernandes

Coordenação de Área - Ciências Humanas e Sociais (CHS I)

Bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor associado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), atua no Programa de Pós-Graduação em Geografia (campus Presidente Prudente) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e no Caribe (campus de São Paulo), é coordenador da Cátedra UNESCO em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial na UNESP. Fundador do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA) e coordenador da Rede DATALUTA de pesquisas territoriais. Foi presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Bolsista de Produtividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (Nível 1B).

Pós-doutorado em Estudos Latino-Americanos na Universidade do Sul da Flórida, professor visitante na Universidade Andina Simón Bolívar (Equador), Universidade Nacional de Córdoba, Universidade Nacional de La Plata, Universidade Nacional de Santiago do Estero (Argentina), Universidade da República (Uruguai), Academia de Humanismo Cristiano (Chile), Universidade de Caldas (Colômbia), Universidade de Stanford e Universidade de Cardiff.

Membro do Grupo Especial FAO / CLACSO "Inovação em Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional", membro do grupo de pesquisa Iniciativas em Estudos Agrários Críticos (ICAS) do Instituto Internacional de Estudos Sociais (ISS), na Holanda. Membro do Comitê Gestor do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.

Membro do conselho editorial da Revista NERA e do Journal of Peasant Studies. Também coordena o corpo editorial das coleções de livros: “Vozes do campo” e “Mudança agrária e estudos camponeses” pela Editora da UNESP.


Página atualizada em 27/06/2022 - Publicada em 30/07/2020