Notícias

Chamada com União Europeia seleciona projetos de pesquisa em medicina personalizada English version

A FAPESP anuncia uma chamada para selecionar projetos colaborativos de pesquisa sobre medicina personalizada e ferramentas de suporte clínico para sua implementação.

A chamada é lançada em conjunto com a União Europeia (por meio da iniciativa ERA PerMed) e com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Entre as instituições participantes da chamada, que representam 23 países, estão a ANR (França), BMBF (Alemanha), IFD (Dinamarca) e FNRS (Bélgica), com as quais a FAPESP mantém parceria ativa. Também participam diversas outras agências de fomento estaduais, por meio do Confap.

A chamada prevê três temas de pesquisa: a transição da pesquisa básica para a pesquisa clínica e implementação; big data e tecnologias da informação e comunicação; e implementação responsável de soluções em saúde, considerando os aspectos éticos, legais e sociais da medicina personalizada.

O objetivo principal da chamada é contribuir para uma estratificação de pacientes mais ampla e melhor caracterizada, definindo diagnósticos e protocolos de tratamento e prevenção personalizados, melhorando assim a prevenção e o gerenciamento de doenças.

É também fundamental que os projetos apresentem, já na fase de desenvolvimento, estratégias para o envolvimento precoce das autoridades reguladoras e a interação próxima com diferentes atores (academia, centros de pesquisa, iniciativa privada, associações de médicos ou pacientes etc) para preencher a lacuna entre as primeiras descobertas e a eventual implementação ou comercialização dos resultados.

Condições para submissão

As propostas enviadas à FAPESP devem ter um pesquisador proponente no estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada.

A FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do estado de São Paulo, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 150 mil anuais.

Proponentes do estado de São Paulo devem consultar a FAPESP quanto à sua elegibilidade até o dia 4 de março.

O pesquisador coordenador do consórcio internacional deve encaminhar pré-proposta até 17 de junho, através da plataforma criada pela chamada PerMed (https://erapermed.isciii.es/joint-calls/joint-transnational-call-2021/) – em conformidade com os procedimentos descritos na chamada internacional.

Somente os grupos considerados elegíveis na etapa de pré-propostas serão convidados para a fase de propostas completas, que deve começar em maio e se encerra em 17 de junho. As propostas devem ser submetidas simultaneamente pelo pesquisador de São Paulo, via Plataforma SAGe, e pelo pesquisador coordenador do consórcio, via plataforma da chamada internacional.

Instruções completas para pesquisadores do estado de São Paulo estão disponíveis em: www.fapesp.br/14737.