Notícias

Chamada apoiará propostas em Ciências Humanas e Sociais voltadas à recuperação pós-COVID-19 English version

FAPESP participa de oportunidade da Trans-Atlantic Platform para fortalecimento de práticas e políticas sociais a partir da compreensão e mitigação dos efeitos negativos da pandemia

A FAPESP anuncia, em conjunto com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais (Trans-Atlantic Platform in Social Sciences and Humanities – T-AP), o lançamento de uma chamada internacional com foco na pandemia de COVID-19, mais especificamente em pesquisas voltadas à mitigação de seus efeitos sociais negativos e ao apoio aos desafios de recuperação e renovação que se erigem no futuro cenário pós-pandemia.

Intitulada “Recovery, Renewal and Resilience in a Post-Pandemic World (RRR)”, esta é a terceira chamada organizada pela Trans-Atlantic Platform. Criada em 2013 por meio da colaboração internacional entre agências de fomento das Américas e da Europa, a T-AP, da qual da FAPESP é um dos membros fundadores, abrange todas as disciplinas das Ciências Humanas e Sociais. No total, 15 agências de fomento de 12 países participam da chamada, a maioria das quais mantêm acordos bilaterais de cooperação com a FAPESP.

O objetivo da nova chamada é alavancar pesquisas em Ciências Humanas e Sociais para preencher lacunas sobre a compreensão da dinâmica e complexa interação entre os efeitos sociais de médio e longo prazo da pandemia de COVID-19, considerando seus impactos em múltiplas dimensões: econômica, social, política, saúde, educacional, ambiental, tecnológica, legais, psicológica, culturais e éticas. Dessa forma, a chamada pretende contribuir com um futuro mais equitativo, resiliente e sustentável.

Serão aceitas propostas elaboradas por pesquisadores principais de pelo menos três países diferentes, dos dois lados do Atlântico. Os projetos devem ser resultados de colaborações transnacionais e interdisciplinares capazes de enriquecer a perspectiva e os insights dos estudos.

Espera-se que as propostas desenvolvam um ou mais dos cinco principais temas da chamada: 1) redução de desigualdades e vulnerabilidades; 2) construção de uma sociedade mais resiliente, inclusiva e sustentável; 3) incentivo à governança democrática e participação política; 4) trilhar avanços em inovação digital e responsável; e 5) garantir efetividade e acurácia em comunicação e mídia.

A data limite para submissão de propostas é 12 de julho de 2021, através do SAGe. Antes, porém, é obrigatório que o pesquisador do estado de São Paulo faça uma consulta de elegibilidade à FAPESP, até 14 de junho. Até esta mesma data o pesquisador líder da proposta multinacional deve preencher um formulário online de Intenção de Participação (Intent to Submit), disponível em https://fapesp.br/calls/tap-its – no qual o pesquisador também deve realizar um cadastro.

Como um dos membros do secretariado da chamada, a FAPESP será responsável por receber e gerenciar os procedimentos e análise das propostas internacionais submetidas pelo SAGe.

Os projetos podem ter duração de até 36 meses. Na FAPESP, os projetos serão apoiados de acordo com as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, levando em conta as excepcionalidades desta chamada. A FAPESP prevê um aporte máximo de R$ 150 mil anuais por projeto selecionado com a possibilidade de solicitar uma bolsa de pós-doutorado, dentro deste limite, caso o pesquisador responsável atenda aos requisitos mínimos para esta solicitação.

Orientações para pesquisadores do estado de São Paulo estão disponíveis em https://fapesp.br/14817.