Eventos

4ª Conferência FAPESP 60 anos: Desafios à Saúde Global

O esforço global para o desenvolvimento, em tempo recorde, de vacinas contra a disseminação da COVID-19 deixa como legado o reconhecimento de que as parcerias público-privadas podem acelerar a pesquisa e a descoberta de soluções para problemas que afligem a humanidade. A conferência debaterá as perspectivas que este novo arranjo abre para a busca de saídas para outros desafios que ameaçam a humanidade, como as doenças virais, fúngicas e bacterianas, com grande impacto sobre a saúde, os ecossistemas e as desigualdades sociais.

INSCRIÇÕES

Abertura: Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP

Moderadora: Helena Nader, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Card image cap

10h05 - Andrea Dessen

Bioquímica, especialista em biologia estrutural, infecções bacterianas, fatores de virulência bacterianos e mecanismos de resistência aos antibióticos. É pesquisadora do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França, diretora do grupo Patogênese Bacteriana no Institut de Biologie Structurale de Grenoble, pesquisadora do Centro Nacional de pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) de Campinas, e docente do Programa de Microbiologia do Departamento de Genética e Biologia Molecular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Card image cap

10h25 - Ester Sabino

Médica e professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitarias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foi diretora do Instituto de Medicina Tropical e coordena vários projetos internacionais em diferentes áreas do conhecimento como o projeto REDS do National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI/NIH) em segurança transfusional e anemia falciforme, Tropical Medicine Research Center (NIAID/NIH) em doença de Chagas e o projeto CADDE (FAPESP/ MRC-UK) com foco em epidemias virais.

Card image cap

10h45 - Arnaldo Colombo

Médico infectologista e micologista clínico com linhas de pesquisa na história natural de infecções por fungos oportunistas e emergentes, assim como na epidemiologia e mecanismos moleculares da resistência a antifúngicos. É professor titular da disciplina de Infectologia da EPM-Unifesp, pesquisador IA do CNPq, membro permanente da Academia Brasileira de Ciências, membro da Coordenação da Saúde da FAPESP, consultor internacional do Global Antimicrobial Resistance and Use Surveillance System (GLASS-WHO) – Candida Group, da International Immunocompromised Host Society e Senior Advisor do Global Action Fund for Fungal Infections (GAFFI).


11h05 - Perguntas e Respostas
Envie sua pergunta para conferencias60anos@fapesp.br
As perguntas serão respondidas durante o evento.

Acompanhe a agenda de celebração dos 60 anos da FAPESP: https://60anos.fapesp.br


Página atualizada em 10/09/2021 - Publicada em 25/08/2021