Notícias

FAPESP e NERC lançam chamada para apoiar novas parcerias em ciências ambientais English version

Oportunidade com agência britânica para ciências ambientais financiará por até dois anos pesquisas colaborativas de alto impacto e com potencial de autossustentabilidade

A FAPESP e o Natural Environment Research Council (NERC) anunciam a edição 2022 da chamada para colaborações bilaterais, no âmbito do acordo mantido pela Fundação com o United Kingdom Research and Innovation (UKRI) – do qual faz parte o NERC.

O objetivo da chamada FAPESP-NERC Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do NERC, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.

São elegíveis para esta chamada pesquisadores de São Paulo com auxílios em andamento, financiados pela FAPESP, e pesquisadores do Reino Unido com projetos NERC em andamento.

Os projetos receberão apoio para atividades de mobilidade e intercâmbio (como diárias de viagens e workshops) e para custos de estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo). No caso da FAPESP, o financiamento será baseado na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular com limite de orçamento de R$ 220 mil, com previsão de conclusão em até dois anos.

O prazo para recebimento de propostas termina em 10 de março de 2022. Os pesquisadores do Reino Unido devem submeter uma notificação de intenção ao NERC até 17 de fevereiro. Os resultados devem ser anunciados até 31 de julho.

A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15234.