Coordenações

Gerd Sparovek English version

Gerd Sparovek

Coordenação Programa Pesquisa em Políticas Públicas

Gerd Sparovek é Professor Titular (aposentado) do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), onde supervisiona alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado e colabora em vários projetos de pesquisa e extensão.

É formado em Agronomia (1983) pela Esalq-USP, onde obteve o título de doutor em ciência do solo em 1993. Realizou dois períodos de pós-doutorado, entre 1999 e 2001, na Alemanha, e 2014 a 2015, na Suécia. Após um início de carreira acadêmica com pesquisas em ciência do solo voltadas à pedologia e modelagem da erosão, criou o GeoLab em 1999.

GeoLab é uma rede de pesquisa de modelagem geoespacial que desenvolve informações estratégicas e espaciais para suporte à decisão em políticas e governança ambiental e desenvolvimento rural. Desde sua criação o GeoLab trabalhou com diversas políticas brasileiras ligadas à agricultura familiar, reforma agrária, aquisição de alimentos, agricultura de baixo carbono, crédito fundiário, extensão rural, intensificação agrícola, desmatamento, expansão de agricultura irrigada, código florestal, mecanismos financeiros de conservação ambiental, entre outros.

A metodologia geralmente envolve uma base sólida de modelagem biofísica e é feita em colaboração com agências de governo em processos de cocriação de pesquisas aplicadas com grupos de interesse diversos e interdisciplinares. Pesquisas relacionadas a Políticas Públicas e governança, abrangendo várias questões relevantes do contexto ambiental e de desenvolvimento rural do Brasil, são os principais focos de sua rede de pesquisa.


Página atualizada em 18/01/2023 - Publicada em 26/04/2022